Em foco também a estratégia da Bayer para a sua marca emblemática, a Aspirina. O brand manager, Ricardo Santos, fala de uma marca mais emocional, apostada em rejuvenescer e em estar mais próxima dos consumidores.
Esta edição assinala ainda o início da contagem decrescente para os Prémios à Eficácia. Os coorganizadores, Manuela Botelho e Pedro Loureiro, explicam o que levou à criação da categoria de Comunicação Tática.
E eficácia é o que procuram a Viacom e a Multi Portugal com a parceria que as une há nove anos e que tem revertido em mais tráfego para os centros comerciais e mais audiência para os canais MTV e Nickelodeon.
E o que procuram as marcas com os patrocinios a eventos desportivos que não o futebol? Respondem a Luso, a Carslberg, os CTT e a Peugeot num caderno especial.
Para ler ainda a opinião de duas figuras internacionais: o filósofo italiano Emanuele Coccia, convidado da recente Semana Criativa de Lisboa e defensor do valor moral da publicidade, e o consultor Jeff Bulas, que esteve no ClickSummit para desmistificar as métricas da vaidade associadas às redes sociais.
Outras impressões, mais pessoais, são as que deixa a responsável de Marketing de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas, Maria Oliveira, que partilha as suas preferências, entre elas a de ensinar e contribuir para o crescimento das pessoas.
Nesta edição, há igualmente lugar para a opinião de Noah Santos, CCO da Nylon; de Carolina Afonso, coordenadora do curso de Social Media Management do ISEG; e de Paula Cordeiro, investigadora em media.