De acordo com o estudo, só a partir dos 50 anos se regista um maior número de pessoas que não consideram difícil desligar-se da tecnologia. Ainda assim, 23% do grupo dos 50-59 anos admite ter dificuldade em abstrair-se. A Gfk não duvida de que “este indicador vem provar, por via indireta, que os comportamentos antes atribuídos aos grupos mais jovens, como os millennials, trespassam hoje a maioria da população”.
Sem surpresa, o grupo mais jovem abrangido no estudo, dos 15 aos 19 anos, parece mais suscetível às tecnologias. 44% dos inquiridos afirma ter dificuldade em deixar de lado o telemóvel, computador ou tablet, sendo que apenas 11% diz não ter.
Entre os géneros a diferença não é muita: 33% dos homens e 35% das mulheres diz ser difícil desconectar-se, mesmo quando o deveriam fazer.
O estudo foi realizado na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canada, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Holanda, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. No conjunto destes 17 países, 34% da população diz ser difícil deixar a tecnologia, 16% afirma o contrário. Na China, Brasil, Argentina e México há uma maior adição à tecnologia, contrariamente ao Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Holanda, onde a dificuldade em desligar-se é menor.