Quais as marcas com mais reputação? A OnStrategy responde

Os CTT, a Jerónimo Martins e a Sonae são as organizações com maior valor reputacional relativo em função do Enterprise Value, segundo o estudo RepRisk Value Pulse, da OnStrategy, sobre economia reputacional. Segue-se a The Navigator Company.

As três empresas têm  71% do Enterprise Value enquanto que a The Navigator Company tem 70%. Segundo a análise, a EDP, com um valor financeiro da reputação de 65% do seu Enterprise Value, é a organização menos exposta a um risco reputacional (22%). Já a Pharol surge com o menor valor relativo de reputação, 36% do Enterprise Value, e simultaneamente o maior valor relativo exposto ao risco reputacional, 62% do valor financeiro da reputação.

“As marcas são o ativo mais importante e de maior valor financeiro que as organizações possuem; contudo, as marcas são também o ativo mais exposto a riscos e consequentemente a crises. E nas organizações todos ‘contaminam’ positiva ou negativamente a marca, todos são embaixadores ou detratores da marca e todos são de alguma forma responsáveis pelos sucessos e pelos insucessos, pelos benefícios e pelos prejuízos da marca”, explica o partner e CEO da OnStrategy, Pedro Tavares.

A OnStrategy acrescenta que em média 63% do valor financeiro das organizações do PSI20 está diretamente ligado à sua reputação e 34% desse valor está exposto a risco se existir uma crise reputacional.

“Nas organizações, a reputação e a gestão da mesma está intimamente ligada ao mapeamento e gestão de forma integrada dos seus recursos humanos, físicos, intelectuais e financeiros, e dos seus stakeholders para potenciarem a admiração, confiança, a preferência, a compra e a recomendação, a vontade de trabalhar e a propensão de investir dos mesmos”, acrescenta o partner e CEO da empresa.

briefing@briefing.pt

 

Sexta-feira, 28 Julho 2017 11:08


PUB