O Instagram é a segunda rede mais conhecida e com a segunda maior penetração. Já o WhatsApp e o Snapchat têm, por sua vez, os maiores ganhos em notoriedade face ao ano passado.
Em Portugal a penetração das redes sociais aumentou quase três vezes e meia entre 2008 e 2017, passando de 17.1% para 59.1%, segundo os dados do estudo Bareme Internet da Marktest.
O grande crescimento das redes sociais deu-se entre 2010 e 2012 e hoje há apenas 825 mil indivíduos que costumam usar a Internet mas não acedem a essas plataformas.
No relatório, os utilizadores de redes sociais referem ter aderido à rede que mais usam sobretudo para “manter o contacto com pessoas que estão longe” (57.2%), estando as funcionalidades de comunicação (enviar/receber mensagens) entre as mais usadas.
O hábito de ver vídeos é muito comum (88.9% diz fazê-lo), sendo o Facebook o site mais utilizado para tal (86.3%), delegando o Youtube para a segunda posição (75.3%). O humor é o conteúdo mais apreciado (69.2% dos que veem vídeos).
De acordo com o estudo, as redes sociais já representam 13% das páginas acedidas através de computador de uso pessoal.