Os portugueses estão mais “Media Smart”

O programa escolar de literacia para a publicidade nos media – Media Smart – vai desenvolver e adaptar em Portugal o projeto europeu Happy Onlife, que visa educar para o uso seguro da internet.

 

Direcionado para crianças entre os 8 e 12 anos, pais e professores, o projeto comunitário consiste num jogo, que recorre uma metodologia interativa para educar sobre as oportunidades e os riscos da internet, abordando temas como a proteção da identidade e a recolha de dados do utilizador.

Lançado em 2009 pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), o Media Smart candidatou-se, em cooperação com o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, ao reconhecimento comunitário Happy Onlife.

O jogo Happy Onlife irá ser disponibilizado e divulgado pelo Media Smart, a partir de 2018, no seu site e através de várias iniciativas nacionais e regionais. “As mensagens-chave, sobre a utilização excessiva por crianças e as vulnerabilidades das tecnologias digitais, vão alertar para a indispensabilidade do debate intergeracional e impulsionar os jogadores para o uso dos meios digitais, de modo consciente e seguro”, explica o comunicado.

Como assegurar a privacidade dos dados pessoais na esfera online? Como autorizar o acesso ao mundo digital? Qual a apropriada dimensão, de interação online, que sustenta níveis de segurança razoáveis? Para Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, “a mediação ativa dos adultos permitirá, às crianças, a integração de valores e do pensamento crítico essenciais para a interpretação no universo online. Com este reconhecimento comunitário, o Media Smart vai conseguir desenvolver em Portugal e em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, um jogo que fornece estratégias simples e claras para a prevenção e para a mediação.”

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 14 Novembro 2017 11:03


PUB