A Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, sendo retirada das prateleiras 5.8 biliões de vezes, num ano. A Colgate e a Maggi atingem as outras duas posições de pódio, sendo as marcas de cuidado pessoal e de alimentação mais escolhidas. A Colgate é a única marca escolhida por mais de metade da população mundial – 62% de penetração. A Maggi é marca que mais cresce dentro do Top 50 – com 14% de crescimento em Consumer Reach Points (CRPs), o que ajudou a subir uma posição e ficar no terceiro lugar do ranking.
Seis das 17 marcas escolhidas mais do que um mil milhões de vezes num ano são detidas pela Unilever, que lidera o ranking de fabricantes com 36 mil milhões de CRP por ano. O portfólio da Unilever inclui Lifebuoy, na quarta posição e Sunsilk e Knorr no Top 10. Dove, Lux e Sunlight também estão no “clube de bilionários”. Duas marcas da Pepsico – Lay’s e Pepsi – juntamente com Nescafé e Indomie completam as restantes posições no Top 10. Nestlé, Downy da P&G, Palmolive e Sprite são as outras marcas que se juntaram este ano.
As marcas locais continuam a roubar quota em 2017, representando 64.6% de todo o gasto em marcas versus as marcas globais que arrecadam 35.4%. As marcas globais são mais fortes, mas continuam a perder quota nas categorias de limpeza do lar e beleza e cuidado pessoal, representando 47% e 58.4% do gasto por setor, respetivamente. Foi apenas no setor de bebidas que as marcas globais se destacaram, ganhando quota às marcas locais, três anos consecutivos (38.3% globais versus 61.7% locais).