Compal dá de beber em Moçambique

“Ajude-nos a Ajudar Moçambique” é uma iniciativa Compal, em parceria com a APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África e a SIC Esperança, que surge na sequência dos ciclones que recentemente afetaram esse país. Por cada embalagem de Compal da Terra vendida, a marca, com a totalidade do valor, comparticipa no projeto de reconstrução de duas escolas e fornece refeições diárias e material escolar aos alunos.

 

Esta iniciativa vai apoiar 1.541 crianças e as suas famílias na Região da Beira, Dondo, ao reconstruir a Escola da Marcação e a Escola de Nhampuepue, ambas na Província de Sofala. Irá igualmente fornecer, durante um ano, as refeições escolares diárias e o material escolar aos alunos do ensino básico dessas mesmas escolas.

“A Sumol+Compal tem uma presença relevante em Moçambique, onde emprega 112 colaboradores e está junto das pessoas através da marca Compal, muito querida e apreciada pelos moçambicanos. Sentimos de forma bastante próxima estas tragédias que afetaram o país, e desde logo surgiu a pergunta: ‘como poderemos fazer algo mais para ajudar?’ Algo que seja positivo, que envolva os portugueses e que traga um pouco de Moçambique às nossas mesas com a marca Compal, mas em que todo o montante recebido seja diretamente encaminhado para ajudar quem precisa.” afirma o presidente da Comissão Executiva da Sumol+Compal, Duarte Pinto.

O arranque das obras será já no mês de junho, com duração prevista até dezembro. Os desenvolvimentos desta iniciativa podem ser acompanhados em www.compal.pt.

“Ao nível das necessidades ainda sentidas na área, não podemos deixar de destacar a escassez de alimentos e a necessidade crítica de fazer chegar refeições diárias a centenas de crianças. Fazê-lo em contexto escolar, em escolas reconstruídas, equipadas de forma adequada e com os necessários materiais escolares, é uma outra vantagem importante desta iniciativa, que promove assim o regresso a uma certa normalidade para o dia-a-dia destas crianças e das suas famílias.” Afirma a presidente da APOIAR, Helena Ribeiro Teles.

Compal da Terra nasceu precisamente em Moçambique e é feito com as frutas mais apreciadas pelas pessoas naquele país – manga, ata (anona), banana e malambe. A imagem do Compal da Terra é uma homenagem à capulana – o tradicional tecido das mulheres moçambicanas, símbolo da história e da cultura do país.

A presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, afirma que “a educação, como forma de quebrar o ciclo de pobreza e ajudar crianças e jovens no caminho para uma vida melhor, é uma preocupação primordial da SIC Esperança. Sensível às causas humanitárias e particularmente à tragedia que assolou Moçambique, a SIC Esperança associou-se à Compal e à APOIAR, na reconstrução de duas escolas destruídas na região do Dondo”.

briefing@briefing.pt

 

Quarta-feira, 12 Junho 2019 09:44


PUB