A responsável apresenta uma “longa experiência” em hotelaria de luxo e tem como desafio a consolidação do posicionamento da insígnia internacional enquanto referência na cidade do Porto, com foco no segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, tipo de turismo em que grandes grupos se reúnem com um propósito específico.
Sofia Pinho Rothes começou o seu percurso académico com o curso de Técnicas e Gestão Hoteleira da EHPT – Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Durante a sua formação, estagiou no Hotel Tivoli Lisboa e no Palácio do Estoril. Frequentou também o curso superior de Estudos Europeus da Universidade Aberta, onde aprofundou o conhecimento sobre marketing e gestão de recursos humanos.
Desde então, tem colaborado e contribuído para o desenvolvimento tanto de hotéis pertencentes a grandes cadeias internacionais como de hotéis de gestão independente. Primeiro no Sheraton Porto Hotel & Spa e depois no Hotel Dom Henrique Downtown, onde desempenhou funções de Account Manager e de diretora comercial & marketing, respetivamente. Nos últimos anos, especializou-se em Direção Hoteleira, pela ADHP – Associação de Diretores de Hotel de Portugal, e ingressou em várias formações na área do marketing tradicional e digital em diferentes escolas.