A Sonae muda para “moldar o futuro, hoje”

A Sonae acaba de anunciar a sua nova identidade corporativa, acompanhada de uma nova assinatura: deixa cair o “Improving Life” e assume o “Shaping tomorrow, today”, que expressa o posicionamento da empresa.A agência Saffron assina o rebranding.

Em comunicado, a marca especifica que o novo logótipo reflete a visão de propósito e o que a torna única: o equilíbrio entre a tecnologia, o método e o rigor (expresso nos traços vetoriais), com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais).  Além disso, materializa a humanização da marca e o seu dinamismo, através das mutações de forma e cor.

A mudança estende-se aos vários negócios do grupo e respetivas marcas, cujas identidades evoluíram. Assim, cada área de negócio assume uma nova identidade endossada pela marca Sonae: o retalho alimentar passa a designar-se “MC”, a unidade de centros comerciais assume o nome “Sierra”, os serviços financeiros são “Universo”, a unidade de moda é agora “Zeitreel” e a unidade de gestão de investimentos em tecnologia muda para “Bright Pixel”. A área de retalho de eletrónica mantém a designação “Worten”. Os logótipos ficam completos com um novo símbolo, dois elos entrelaçados que representam a união de todo o grupo a um propósito comum.

A Sonae muda para “moldar o futuro, hoje”

O rebranding é a face visível de uma evolução no posicionamento. “”Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, sustenta, em comunicado, a CEO do grupo, Cláudia Azevedo.

Deste modo, o primeiro valor, “Lideramos com impacto”, traduz a transformação da ambição em ação, “o impacto profundo no presente e no futuro”. Já “Conduzimos o amanhã” realça “o espírito empreendedor, o desafio constante ao status quo e o foco em preparar o futuro”. “Avançamos juntos” prende-se com “a valorização do talento de todos e a importância da diversidade, apostando em diferentes pontos de vista para colocar em marcha as melhores ideias”. “Descomplicamos desafios” reflete “o foco em tornar tudo mais simples, em melhorar constantemente para ser cada vez mais eficiente, adaptável e ágil”. Por fim, “Fazemos o que está certo” visa espelhar “a forma independente e transparente” como a empresa toma decisões, “sempre orientada para um bem comum”.

briefing@briefing.pt

Quinta-feira, 17 Fevereiro 2022 16:59


PUB