A Zara fica White (Box)

Foi a primeira loja da Zara fora de Espanha e é a primeira em Portugal a receber o novo conceito: White Box. A flagship store na Rua de Santa Catarina no Porto reabre ao público esta quinta-feira, 8 de setembro, depois de seis meses de remodelações, combinando moda e tecnologia.

O espaço foi ampliado de mil para quatro mil metros quadrados e ganha mais um piso, além dos dois que já existiam, sempre com a luz natural como referência. Concebido como um grande “contentor branco, limpo e neutro”, cede o protagonismo aos elementos originais recuperados no projeto, tal como o muro de pedra à vista que atravessa todo edifício desde o piso inferior.

A loja tem roupa para mulher, homem e criança e é a terceira loja a nível mundial a receber um corner de lingerie, depois de Madrid e Qatar. Trata-se de uma zona com atendimento especializado, com um funcionário sempre dedicado, e provador próprio, onde há peças limitadas.

Tal como na capital espanhola, há um corner de sapatos e bolsas – a primeira no País –, com atendimento e aconselhamento por pessoal dedicado. A coleção de equipamento desportivo Athleticz também ocupa uma área comercial específica.

Esta é também a terceira loja da marca no mundo com tecnologia dedicada à experiência de compra do cliente. É o caso do ponto de recolha de compras online com silo automatizado (com capacidade até 800 pedidos), caixas de autocobrança ou mapa e diretório QR com informação sobre os serviços disponíveis no local. Há zona de reciclagem de cartão para clientes e um contentor de recolha de roupa usada, sempre fazendo uso de tecnologia específica. É ainda possível reservar automaticamente um provador após a leitura da etiqueta de uma peça para experimentar. O mesmo pode ser feito através da app da marca. A integração com a aplicação é, aliás, uma das apostas: permite ainda navegar online pela loja, consultar o stock disponível e recolher uma encomenda em duas horas

A sustentabilidade é outro dos focos do espaço: a Zara de Santa Catarina consome, segundo fonte oficial, “menos 20% de energia e água face a uma loja comum” e está conectada à plataforma interna Inergy, que monitoriza de forma centralizada o consumo eficiente dos equipamentos de climatização e eletricidade do espaço, com o objetivo de otimizar a sua gestão, identificar os sistemas mais eficientes, melhorar a sua manutenção e definir estratégias para diminuir o consumo de energia.

A marca não avança, para já, a calendarização da chegada do novo conceito aos restantes espaços, devendo acontecer à medida das “necessidades de intervenção”. A loja do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, deverá, assim, ser a próxima, em Portugal, uma vez que as obras de remodelação já estão a decorrer.

sd@briefing.pt

Quinta-feira, 08 Setembro 2022 10:55


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