Afrolis e Jornal de Guimarães? A Google apoia

A Afrolis e o Jornal de Guimarães estão entre os 47 destinatários de 21 países que vão receber o apoio do primeiro Google News Initiative Innovation Challenge for Europe. Este fornece financiamento para ajudar as organizações noticiosas a desenvolverem novos caminhos para a sustentabilidade dos seus negócios.

“Esta semana anunciamos os 47 destinatários de 21 países do primeiro Google News Initiative Innovation Challenge for Europe e estamos muito orgulhosos de que dois deles sejam portugueses, representando o nosso País com soluções criativas para desafios empresariais comuns, incluindo organizações noticiosas que se envolvem com públicos diversos e que dão maior transparência à forma como instituições poderosas funcionam”, afirma o country manager da Google Portugal, Bernardo Correia, no Google Portugal Blog.

Um dos escolhidos pelo programa, o Jornal de Guimarães, está focado na diversidade e apresentou um projeto que visa desenvolver uma secção de notícias para o seu jornal online. A sua proposta passa por aproximar duas gerações diferentes, acrescentando também um elemento de gamificação para mantê-las envolvidas. A sua implementação irá envolver uma escola local e um centro ocupacional local para reformados. 

A Afrolis, por outro lado, está a construir uma rede social global que investiga narrativas estereotipadas sobre mulheres racializadas, contrastando-as com histórias produzidas por estas mulheres. A equipa, composta por mulheres das comunidades negra e cigana em Portugal e na União Europeia, pretende criar oportunidades para aumentar a visibilidade das suas histórias e, ao mesmo tempo, ajudar os profissionais dos mass media a acompanharem informações confiáveis sobre elas em todo o mundo.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 30 Setembro 2022 10:13


PUB