O São Martinho abre as talhas na Herdade do Rocim

É altura de celebrar o vinho de talha, uma tradição com mais de dois mil anos, que vai ser dada a conhecer pela Herdade do Rocim, em Cuba. A 4.ª edição da “Amphora Wine Day”, este sábado, espera cinco dezenas de produtores e mais de mil visitantes, para comemorar o São Martinho e abrir as ânforas.

As ânforas, uma tradição que ambiciona ser património imaterial da humanidade pela UNESCO, vão desvendar as novas colheitas desta vindima. Entre as 14 e as 19 horas, a Herdade do Rocim terá um programa alargado, que, além da abertura das talhas do vinho, conta com cante alentejano e as “Amphora Wine Talks” – uma novidade desta edição –, lideradas pelo especialista de vinhos Luís Lopes.

“Quando iniciamos este projeto, em 2018, tínhamos em mente assinalar a tradição do vinho de talha, abrir as portas aos interessados e celebrar o momento da abertura das nossas ânforas. Lançamos o desafio a vários produtores que responderam e vieram de todas as partes do mundo. Admito que não pensava, nessa altura, e com uma pandemia pelo meio, que o ‘Amphora Wine Day’ passasse a ter esta projeção e recetividade que cresceu de ano para ano”, diz o enólogo e administrador da Herdade do Rocim, Pedro Ribeiro.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 11 Novembro 2022 10:19


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor