A Unlock chuta o branding do Mundial 2022

A Unlock Brands é a agência oficial de branding do Campeonato do Mundo FIFA Qatar 2022, depois de vencer um concurso internacional em 2017. Desenvolvido em colaboração com equipas da FIFA e o Supreme Committee for Delivery & Legacy, o sistema de marca é já considerado um dos “mais completos e integrados de sempre”.

O branding do Mundial 2022 abrange vários projetos, tais como: identidade de marca – emblema, logótipo, tipografia e cor –, universo gráfico, pictogramas de sinalética, manuais de normas, vídeo de apresentação da marca, animações em motion graphics, logótipo em 3D para licenciamento e merchandising, cenografia e conteúdos para o evento de lançamento do programa de voluntários.

A agência portuguesa contou com uma equipa de 35 pessoas, entre gestores de projeto, estrategas, designers 2D, brand voicers, designers 3D e web designers; e ativou as suas parcerias com especialistas em diversas áreas, como: a Nebula Studios, para motion design; as DSType, R-typography e Hussein Alaazat, para tipografia; a Formtools, para 3D; Miguel Amado, na composição musical; e Dizplay, no sound design.

“É um privilégio contribuir para a marca FIFA WORLD CUP, uma das maiores do mundo. Uma marca que é de todos, de todos os amantes do futebol, de todos os que sentem as cores dos seus países e que sentem conscientemente, ou não, que os sonhos partilhados alimentam a empatia entre os povos e com isso a tolerância entre todos. É isso que é único nesta marca e em particular nesta edição, que nos inspirou ao longo de todo o projeto. Como criar empatia entre culturas tão distintas e inspirar um futuro melhor”, afirma o CCO da Unlock Brands, Miguel Viana.

Antes do desenvolvimento do branding, houve uma fase “intensa” de aprendizagem”, que incluiu: dezenas de viagens ao Qatar, sessões de trabalho com artistas, workshops culturais, aulas de árabe e desk research. Além disso, a Unlock Brands esteve presente na fase de implementação da imagem, nomeadamente na decoração de todos os centros de treino e hotéis das equipas participantes, num total de 70 infraestruturas distintas.

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 29 Novembro 2022 16:56


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor