Os cartoons de Luís Afonso vivem na Casa da Imprensa

Os cartoons jornalísticos de Luís Afonso estão em exposição na Casa da Imprensa, em Lisboa, até dia 17 de fevereiro. Eles estão à espera de visitantes para lhes dar um retrato do ano que passou.

A Casa da Imprensa, em parceria com a associação CC11, pretende contribuir para uma maior visibilidade e valorização do cartoon jornalístico, começando por lançar “O Ano em Cartoons”. O primeiro cartoonista convidado é Luís Afonso, que, através dos seus quatro alter egos – Bartoon, A Mosca, Barba e Cabelo e S.A. –, irá fazer um retrato do ano de 2022.

A exposição é composta por 13 painéis em PVC, no formato 155×100 cm – um painel de abertura com textos da organização e um por cada mês do ano. Acompanha esta exposição um jornal de oito páginas, com a entrevista de Ana Sousa Dias ao autor, e textos de jornalistas do Público, d’A Bola, do Jornal de Negócios e da RTP.

Estarão ainda em exposição as três obras de ficção do autor, editadas pela Abysmo; uma garrafa magnum da Niepoort, com o rótulo do cartoonista; e ainda vários dos seus objetos pessoais.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 13 Janeiro 2023 12:41


PUB