A ação é inspirada na campanha da WWF Internacional sobre o sexo dos peixes. A estrutura do motel vai estar exposta na Livraria Lello, no Porto, e consiste numa recriação subaquática de um “Fish Motel”, um espaço privado onde os peixes de rio se podem encontrar, enquanto as barreiras continuarem a impedir os rios de correrem livremente.
“No nosso País, existem muitas barreiras fluviais obsoletas que estão a impedir o fluxo natural dos rios, bem como a migração de várias espécies de peixes”, diz o coordenador de Água na ANPIWWF, Ruben Rocha.
“Ou seja, os peixes não se conseguem movimentar até aos locais onde habitualmente se reproduzem e colocam os seus ovos. Esta ativação pretende alertar para isto mesmo: enquanto os rios não forem livres estamos a condicionar a continuidade de várias espécies de peixes”, afirma.