Ao longo deste ano, o restaurante KAMPO by chef Júlio Pereira vai promover a gastronomia e a economia locais com o projeto “12 chefs 12 meses”. Todos os meses, um chef será convidado a, junto com o chef anfitrião, visitar o arquipélago e produtores, bem como a trabalhar produtos endógenos – muitas vezes produzidos em pequena escala e/ou de difícil acesso pelas condicionantes geográficas.
“É com enorme orgulho que partilho tanto a minha cozinha, como esta que agora é a minha ilha, com chefs de várias origens e pontos do mundo. É um prazer receber convidados que partilham a minha paixão pela gastronomia e podermos criar experiências únicas que celebram e promovem a enorme beleza e diversidade de oferta do arquipélago, e que é única”, afirma Júlio Pereira.
O chef acrescenta que são “vivências e partilhas de conhecimento que marcam, e que permitem mostrar aos visitantes a riqueza do território, da paisagem, dos produtos, dos produtores, das gentes e das suas raízes/tradições, que constituem a essência da Madeira e devem ser protegidos, valorizados e perpetuados”.