Com estas novidades, em linha com o posicionamento já anunciado – o meu marketing, o que pode ler, então, nesta edição? Pode conhecer a visão de 18 figuras da sociedade portuguesa – do marketing, mas também dos media e da comunicação, da academia, da cultura, da advocacia e da ciência. E, com elas, ficar a saber com que palavras se escreve 2023.
Uma das figuras incontornáveis da publicidade made in Portugal é Edson Athayde, diretor criativo e CEO da FCB Lisboa: veio a estúdio e contou-se. Partilhou estórias, vivências e pensamentos, na estreia da rubrica “0 aos 100”.
As novidades não se ficam por aqui. Lançamos uma rubrica dedicada ao marketing de influência. E a protagonista é Ana Garcia Martins, @apipocamaisdoce. Vinte anos depois da criação do blogue, diz que continua a divertir-se, mas que prefere ser vista como criadora de conteúdos, mais do que influenciadora.
Igualmente na primeira pessoa, a primeira Impressão Digital do ano é a da diretora de Comunicação e Marca da SIVA, Teresa Lameiras. Foi no miradouro de Santa Luzia que desfiou as suas preferências, quase como num regresso à infância.
Noutro registo, o secretário-geral da Laurel, Francisco Carvalheira, levanta o véu sobre o comportamento das marcas de luxo portuguesas. Garante que as há, mas não tem dúvidas de que precisam de se valorizar (leia-se, vender mais caras).
Valor é também o das marcas que foram Escolha do Consumidor: a propósito dos prémios de 2023, mostramos o que vale este selo para a AEG, Betano, Europcar, Halibut, iServices, Orivárzea e Samsung.
Ainda a propósito de prémios, a Omdesign soma e segue e, na Briefing, dá conta da receita: a obsessão “pelo detalhe do detalhe”.
Como habitualmente, encerramos a edição com sugestões para ficar Out of Office.