Tareca Machado e Joana Leitão fazem um trabalho pro(u)d

Em que medida trabalhar com uma consultora de produção é importante? Foi o que quisemos descobrir junto da pro(u)d. Em entrevista, as produtoras executivas e fundadoras, Tareca Machado e Joana Leitão, dão a conhecer um pouco da sua experiência e destacam que o trabalho nesta área se tem tornado cada vez mais “pertinente” e “relevante”.

Briefing I Qual a importância do trabalho de uma consultora de produção no desenvolvimento de campanhas?

Tareca Machado e Joana Leitão I A pro(u)d é uma consultora de gestão e produção audiovisual que atua sobretudo no mercado publicitário. O trabalho de uma consultora de produção no desenvolvimento de campanhas é pertinente e cada vez mais relevante, desde logo, no nosso caso, pelo conhecimento do mercado quer do ponto de vista das marcas, nossos clientes; quer do ponto de vista dos meios de produção, nossos parceiros. A nossa experiência neste segmento de mercado permite-nos propor as melhores soluções para cada campanha. Não se trata, obviamente, apenas de uma solução de gestão financeira, mas passa sobretudo por encontrar a melhor solução para cada projeto. Há a tendência de pensar que uma consultora atua apenas “no excel” e com olhos apenas para os custos, mas não é essa a nossa forma de atuar. Sim, a otimização de recursos é importante, mas a nossa atuação é mais vasta. Conhecemos as produtoras, os realizadores e realizadoras, as equipas de produção no terreno. Sabemos, à partida, que meios são os mais adequados para cada campanha e as oportunidades que podemos “agarrar” para cada projeto.

E o processo passa sempre pela transparência e coerência em cada passo. A construção do pitch é altamente ponderada, estratégica mesmo. E depois garantir que a aposta do cliente em avançar com a solução que recomendámos, tem o resultado alinhado com as expetativas, a nível processual e de execução. Para a marca reveste-se da máxima importância saber que tem um acompanhamento constante e que conta, no fundo, com um produtor executivo privado que responde às suas próprias necessidades e exigências e que faz parte da equipa a cada passo.

De que forma o vosso trabalho é uma mais-valia?

O facto de haver um acompanhamento constante permite definir, em conjunto com cada marca, o plano de produção anual, gerir e otimizar todo o processo de produção, ir ao mercado com poder negocial, obter sempre a melhor solução para cada projeto. As relações desenvolvidas com cada um dos clientes do nosso portefólio permite ainda negociar, aconselhar e implementar as melhores práticas do mercado a cada um dos projetos e desta forma integrada o trabalho da pro(u)d permite ajudar a construir a imagem de cada uma das marcas com as quais trabalhamos.

A nossa experiência no mercado ao longo de mais de 15 anos, enquanto produtoras executivas e consultoras, coloca-nos numa posição privilegiada e estratégica em relação à rede de fornecedores do mercado, além de nos permitir uma atuação verdadeiramente 360° e operacionalmente transversais.

Em que é que a pro(u)d se diferencia?

A nossa experiência ao longo do tempo permite-nos, como já referimos, ter uma visão abrangente do mercado sobre todos os pontos de vista, o que constitui, desde logo, uma mais-valia importante e confere segurança e confiança às marcas com as quais nos relacionamos.

Essa experiência também nos permite “falar” a mesma linguagem no que aos meios de produção diz respeito o que facilita e reforça a nossa posição no mercado.

Por outro prisma, a nossa forma de trabalhar tem-se revelado assertiva e eficaz. É importante desde o início conhecer como trabalha a marca para responder com as melhores soluções de otimização. É também graças ao nosso método de trabalho muito próximo das marcas, que conseguimos abolir uma série de procedimentos supérfluos entre agências e produção que, por norma, interferem com a comunicação entre as partes e, por consequência, com a própria produção. E, como já referido, fazemos questão que os nossos procedimentos sejam absolutamente transparentes e claros, só assim podemos saber todos, sem exceção, com o que contamos em cada fase de cada projeto. Faz parte do nosso trabalho também decifrar a linguagem técnica para que o processo seja, não só transparente, mas também fluido.

Já do ponto de vista orçamental é importante também desconstruir orçamentos – uma parte fundamental do nosso trabalho -, para que seja evidente e clara a relação “value for money”. Não se trata de encontrar as soluções mais baratas nem mais caras, trata-se sim de encontrar as soluções mais adequadas para cada projeto, ou seja: aconselhar sempre, com base na melhor relação do preço o binómio garantia de qualidade de produção + valor acrescentado de realização.

E não menos importante, é detetar algumas oportunidades no mercado que ciclicamente assiste a mudanças próprias desta área. Em suma, apostar numa relação de transparência e rigor em todas as etapas, gerir a relação entre as expectativas e a realidade, coordenar e supervisionar todo o processo de produção. O nosso perfil enquanto consultora de produção é essencial para desbloquear desafios e ajudar a viabilizar e gerir expectativas.

Depois (ou mesmo antes) temos a dimensão humana, que para nós é fundamental ter presente na equação. Além das nossas características pessoais aplicadas à consultoria, o facto de sermos pragmáticas, proativas, acessíveis, comunicativas, atentas aos detalhes e às oportunidades, permite-nos agir sempre em prol dos interesses de cada marca. Temos como valor fundamental a empatia: investimos sempre na relação com as pessoas que estão atrás de cada marca. Só assim se constroem relações de confiança a longo prazo que permitem depois, no terreno, obter os melhores resultados ao longo do tempo.

Clientes recentes comentaram que mesmo conhecendo-nos há pouco tempo, é muito fácil trabalhar connosco pela capacidade que temos de nos tornarmos próximas mesmo só atuando em momentos decisivos, posteriores à conceção das ideias que por vezes demoram meses a fechar. Entramos de maneira transparente, tentando otimizar processos e sempre na perspetiva de agilizar resultados, e isso torna-nos confiáveis e membros valiosos da equipa.

Que balanço fazem dos trabalhos até agora desenvolvidos? Há algum que destaquem?

Ao fim de seis anos de atividade (com dois de pandemia pelo meio), o balanço é, claramente, positivo. Temos conquistado paulatinamente um lugar de relevo que nos deixa orgulhosas e trabalhamos com marcas com um peso importante no mercado.

Mais do que destacar campanhas específicas, é importante destacarmos o best of do nosso percurso:

Começamos com a McDonald’s, foi o nosso “primeiro amor”. Seguimos com a Sociedade Central de Cervejas e o seu portefólio de marcas. Depois veio a Nobre e a Worten, clientes que começámos a acompanhar em momentos estratégicos de reposicionamento de marca e ainda a IKEA, o primeiro concurso internacional que ganhámos. Seguiu-se a Wells e já em 2022, a conquista do Continente e mais recentemente a Genesis Seguros.

Orgulhamo-nos muito de continuar a fazer parte das equipas destas marcas, e contribuir para o seu crescimento. Como equipa, a aposta no crescimento ao termos integrado a Rita Saraiva como nova consultora de produção audiovisual, que nos permite responder de forma mais eficaz aos desafios.

De 2022 trazemos um ano intenso, frenético e muito desafiante com o regresso à tal normalidade pós-pandémica. Positivo voltar a fazer campanhas sem restrições e trazer a produção para os “cenários” de sempre e sem condicionantes.

Que metas esperam alcançar até ao final de 2023?

Bom, ainda estamos em janeiro, mas a julgar pelo primeiro mês do ano que está quase a terminar, adivinha-se um ano igualmente intenso, o que é muito bom sinal. Já estamos com várias campanhas em mãos (que ainda não podemos revelar) e perspetivas de novas marcas a juntarem-se ao portefólio pro(u)d que partilharemos oportunamente.

Ambicionamos continuar a crescer, claro, mas sempre de uma forma sustentada que nos permita manter os nossos valores intocáveis, que nos permita continuar a criar relações profundas, empáticas e de confiança com as marcas, ou seja, não perder o que mais nos caracteriza e a nossa essência. Queremos crescer enquanto empresa, como é óbvio, mas queremos também manter o que nos é essencial enquanto equipa e individualmente: procurar o equilíbrio entre o lado profissional e pessoal. Esta é também uma das nossas características enquanto pro(u)d, uma equipa 100% feminina, que procura este ponto de equilíbrio fundamental.

Para a pro(u)d…

Empatia na relação gera eficácia na produção.

 

Catarina Simões Farinha

Quarta-feira, 01 Fevereiro 2023 13:06


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