A AVON junta-se à APAV para relembrar e sensibilizar contra a violência nas relações, de forma a combater os valores crescentes dos maus tratos. A associação aposta na prevenção dos comportamentos de controlo e assédio no namoro, recordando que uma grande percentagem dos adolescentes desconhece os recursos disponíveis para o efeito de queixa, acabando por recorrer a apoio informal, nomeadamente à família e aos amigos.
A associação explica ainda que falsa preocupação para com o/a companheiro/a e a relação e manipulação são algumas das táticas que vários agressores utilizam no namoro, disfarçando das mais diversas formas os atos de violência física, verbal, psicológica, relacional ou sexual. São os sentimentos de culpa, vergonha, pena, esperança e perdão que levam a maioria das vítimas a não apresentarem denúncia ou não recorrem a auxílio. Assim, a importância de estar alerta é transversal a toda a população, que deverá recorrer às autoridades após o primeiro sinal de alerta.
Enquanto instituição que apoia vítimas de todos os tipos de crime, a APAV está disponível para prestar auxílio através da Linha de Apoio à Vítima – 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 08h-22h), do Messenger (Facebook e Instagram), de videochamada Skype e de uma rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima (contactos disponíveis no site).