O que vale para a AEG ser Escolha do Consumidor?

Significa qualidade consolidada, diz a Marketing manager Portugal, Ângela Caetano Pereira.

O que vale para a AEG ser Escolha do Consumidor?

É como um reconhecimento do esforço constante para desafiar as elevadas expetativas do consumidor que a AEG encara a atribuição, pelo oitavo ano, do Prémio Escolha do Consumidor.

“Só nos podemos sentir orgulhosos e motivados para continuar a reinventar e posicionar como uma marca preocupada em responder às necessidades do consumidor para que obtenha sempre uma experiência culinária de nível superior”, afirma a Marketing manager Portugal, Ângela Caetano Pereira. Ter este selo consolida, no seu entender, o fator de diferenciação da qualidade dos produtos da marca e pode ser um fator decisivo quando o consumidor toma uma decisão de compra.

Ser a Escolha do Consumidor contribui, acredita, para reforçar a comunicação da AEG enquanto marca premium, “que coloca no mercado produtos inovadores e esteticamente interessantes, sem nunca descurar a sua funcionalidade e o impacto que têm no ambiente”.

A distinção integra-se na estratégia global da AEG, que se mantém desde o início do século XX, altura em que o mote da marca era já “aliar inovação e criatividade a um nível de qualidade superior, seguindo a filosofia ‘Perfekt in Form und Funktion’” [Perfeito em Forma e Função].

A forma e a função têm evoluído e os produtos AEG apresentam, atualmente, “tecnologias mais inteligentes e um design responsivo, desenhados com foco no consumidor”, mas, a estratégia continua a passar por investir no desenvolvimento de “inovações valorizadas pelo consumidor, que lhes permitam ter experiências excecionais”.

Entre os vários atributos avaliados pelos consumidores, Ângela Caetano Pereira destaca a pontuação obtida em características como a ventilação, o pré-aquecimento, a facilidade de utilização e a durabilidade de resistência. “É de reforçar que os atributos mais valorizados pelo consumidor, segundo o estudo da Consumer Choice, são eficiência energética, durabilidade na resistência e facilidade na operação – categorias nas quais a AEG obteve uma classificação superior a oito”, salienta, adiantando que o realce dado ao atributo eficiência energética subiu face ao ano anterior e “revela a preocupação do consumidor por e com produtos mais sustentáveis, indo ao encontro do posicionamento da AEG no mercado”.

E como é o consumidor AEG? São “ambitious achievers”, diz. “São pessoas confiantes, com um estilo de vida agitado e que gostam de projetar uma imagem de sucesso. Seguem as últimas tendências nas diferentes áreas de interesse, valorizando qualidade superior, inovação, design e produtos sustentáveis que facilitam a sua vida”.

É precisamente no consumidor que se foca a estratégia da marca, nomeadamente em desafiar as suas expetativas. A Marketing manager Portugal da AEG entende que, sendo este o oitavo ano que recebe o prémio, o reconhecimento por parte dos consumidores já existe, sendo reforçado. “Claro que a sua renovação vem reforçar a perceção de elevada qualidade dos nossos produtos em geral, mas dos fornos em particular”. Mas, a marca não quer ficar por aqui e revalidar a distinção é um objetivo. “A estratégia continuará a passar por disponibilizar produtos desenhados com o foco nas necessidades do consumidor. Isto requer ouvir o consumidor, pelo que antes de lançarmos um novo produto no mercado, este tem de ter recolhido a preferência de pelo menos 70% dos consumidores inquiridos comparativamente à oferta dos principais concorrentes”, comenta.

A porta-voz encara a inovação como uma forma de permitir que o consumidor tenha uma experiência de utilização que desafia o que espera de um eletrodoméstico. Com esse objetivo em mente, o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento “trabalha diariamente para apresentar ao mercado produtos com inovações pertinentes para o consumidor”.

Em 2023, essas inovações poderão passar pela automatização e conetividade, com um nível superior de interação com os produtos. A possibilidade de controlar os cozinhados remotamente ou simplesmente solucionar problemas sem ter de recorrer à assistência técnica poderá, assim, tornar-se uma realidade mais acessível. Ângela Caetano Pereira acredita, porém, que “o que faz e continuará a fazer a diferença” é a capacidade de integrar estas novas funcionalidades ao serviço de uma cada vez melhor experiência. Para este ano, a marca pretende alargar a oferta do programa AEG Rewards, através da oferta de serviços e benefícios a um maior número de produtos. São serviços e benefícios exclusivos, entre os quais uma chamada de boas-vindas e demonstrações de produto presenciais, que visam ajudar o consumidor a tirar o máximo partido dos seus eletrodomésticos desde a primeira utilização.

Objetivo para este ano é também reforçar o posicionamento enquanto marca premium, que, assegura, lhe tem permitido alcançar um crescimento sustentado e saudável, graças aos valores que transporta para o mercado há mais de 130 anos – inovação, qualidade e responsabilidade ambiental – e que “têm merecido a confiança dos consumidores”, e no qual os produtos de encastre, designadamente os fornos, continuarão a ter um papel fundamental.

 

Este artigo pode ser lido na íntegra na edição impressa de janeiro da Briefing.

Sexta-feira, 03 Fevereiro 2023 12:01


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