O profissional chega, assim, à agência para atuar como agente de mudança integrada e para agregar as estratégias de negócio e a criatividade multiplataforma.
Começou o seu percurso como jornalista e descobriu, depois, o gosto por comunicar de forma mais global. Trabalhou em assessoria de imprensa, em revistas, em relações públicas e, mais tarde, criou uma agência de comunicação focada em conteúdo para a área digital.
Depois disso, a agência foi comprada e Christian Rôças trabalhou durante seis anos para o Instagram na América Latina, onde geriu a área de talentos e media partnerships e, posteriormente, criou uma área de branded content onde desenvolveu uma forma de dar um “match” entre as marcas e os criadores de conteúdos. Por fim, em 2019, tornou-se CEO da Porta dos Fundos, cargo que ocupou durante três anos.
Falando agora do presente, o que traz Crocas à WYcreative? O profissional explica que se junta à agência do WYgroup para tentar trazer um novo raciocínio para que seja possível olhar com mais clareza para a curadoria da criatividade.
“Então, o meu caminho principal não vai pela distribuição primeiro. Eu não concordo muito com o briefing que é: ‘Eu quero um vídeo para o TikTok’. Eu acho que ninguém acorda e fala ‘ai, que vontade de ver um vídeo do TikTok’. Nós acordamos e dizemos que temos vontade de ver um conteúdo legal. Se esse conteúdo, por acaso, for um vídeo do TikTok ótimo, né?”, destaca, reforçando a importância de pensar na criação de conteúdos de forma mais global.
“Ou seja, é menos sobre o formato porque há muitas opções, e é mais sobre a qualidade da mensagem que queremos passar”, acrescenta, adiantando um pouco daquele que vai ser o seu trabalho: criar um fio condutor para os conteúdos e ajudar a pensar mais e melhor nas ideias e menos nos formatos.
Na prática, explica, que a sua função passará por motivar, estimular e garantir que a equipa se está a adaptar, de modo a que seja possível olhar para o desafio proposto sem estar preocupado se é um filme de TV ou um conteúdo para o Instagram ou para o TikTok.
Assim, trabalhará com as equipas criativas e com as equipas de projetos para que todos consigam entregar, tanto às comunidades como aos clientes, a possibilidade de amplificar a conversa, de amplificar as mensagens e de amplificar as emoções.
Além de ter como missão ser este elemento agregador, Christian Rôças, reforça outra questão que considera ser relevante no seu trabalho: conhecer e dar espaço a novos talentos.
“Eu tenho muito interesse em conhecer os talentos daqui, né? Há muita gente pra conhecer, tem jovem, não jovem, gente de todas as idades, todos os tipos de background, enfim. Eu estou muito aberto a conhecer pessoas, trabalhos, ideias e projetos. Acredito que esta questão se irá refletir nessa amplificação da mensagem que pretendemos ter cada vez mais presente para os nossos clientes”, conta.
Na sua bagagem, o novo CCC da WYcreative traz experiência ligada a várias áreas da comunicação e, mais recentemente, ligada ao humor. O que é que o humor acrescenta à criatividade? Como se caracteriza enquanto profissional? E como define este novo desafio? É o que pode ficar a saber ao assistir ao vídeo abaixo.
Catarina Simões Farinha