A tipografia da reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!”, desenvolvida pelo designer português foi, assim, distinguido de entre os melhores projetos para meios interativos. Esta edição dos prémios decorreu na cidade de Indianapolis d a concurso estavam 650 projetos de 16 países.
A investigação “Por ti, Portugal, eu juro!” está dividida em quatro capítulos e conta a história dos Comandos Africanos da Guiné, a “única” tropa de elite do Exército português composta, na íntegra, por militares africanos.
“Inspirei-me na memória dos objetos com que cresci, no universo cromático do Portugal colonial, na geometria do desenho das divisas e, principalmente, nas fotografias a preto e branco lá de casa”, explica José Mendes.
“Por ti, Portugal, eu juro!”, publicada ao longo do último ano e meio na DIVERGENTE, dará origem a um documentário. Estará presente em televisão num dos canais da RTP, a partir de outubro de 2024, e o objetivo é que, entre o final de 2023 e setembro de 2024, marque presença em festivais de cinema documental em todo o mundo.