A LLYC lembra “O Apelido Feminino”

A LLYC – Llorente y Cuenca lança, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra hoje, a campanha “O Apelido Feminino”. Mulheres líderes em 12 países levantam a sua voz, nas suas redes sociais, para tornar visível um preconceito semântico.

A LLYC lembra "O Apelido Feminino"

Mais de 60 mulheres juntaram-se à campanha como embaixadoras globais, dando a conhecer, nas suas redes, um preconceito semântico que, na sua época, era um instrumento útil para iniciarem o seu caminho em vários campos, como espírito empresarial, liderança, desporto ou cultura, mas que hoje em dia consideram ser um obstáculo. Em Portugal, as embaixadoras são a diretora-geral da LLYC Portugal, Marlene Gaspar; a CEO do Village Underground, Mariana Duarte Silva; e a atleta olímpica de judo Bárbara Timo.

Segundo a LLYC, que cita o relatório da empresa Mulheres Sem Nome, a menção explícita do género nos meios de comunicação social é duas, três vezes mais frequente para as mulheres do que para os homens. “Quanto maior a alusão do apelido ‘feminino’, menor a tendência para citar o nome das protagonistas. Esta subordinação relega-as a um papel secundário e anedótico, homogeneíza-as e despersonaliza-as”, lê-se.

“Na LLYC, acreditamos firmemente na visibilidade das mulheres como acelerador da igualdade. O papel do jornalismo é essencial nesta evolução. Com esta campanha, queremos continuar a sensibilizar e a encorajar tanto os profissionais da comunicação, como o tecido social a gerarem espaços de visibilidade cada vez mais diversificados e equitativos. Este é mais um passo em direção às mulheres e à contribuição que elas dão, sendo representadas e valorizadas com o seu nome próprio”, diz a sócia e COO da LLYC, Luisa García.

Quarta-feira, 08 Março 2023 12:52


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