Depois da sua última edição, que recebeu mais de 20 mil visitantes em dois dias, volta a ser possível visitar o mercado e participar em workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema da sustentabilidade nas suas várias vertentes. A programação está ainda a ser trabalhada, mas promete “mais momentos interativos e para todas as idades”.
“O Instituto Superior de Agronomia desempenha um papel fundamental como ponto de partida em direção à sustentabilidade ambiental do planeta. Ao fornecer conhecimentos abrangentes, fundamentados em dados científicos, sobre o solo, água e recursos naturais, o ISA capacita os seus estudantes a desenvolver espírito crítico e capacidade de resolução de problemas”, afirma o presidente do Instituto Superior de Agronomia, António Guerreiro de Brito. “Esta base de conhecimento permite a adoção das melhores práticas na produção de alimentos, atendendo às crescentes necessidades humanas, tendo em conta a proteção do meio ambiente. O ISA alinha-se com a visão da Cidade do Zero na sensibilização do público para os pilares fundamentais da sustentabilidade ambiental. Ao promover esta colaboração, o ISA ambiciona inspirar uma consciência coletiva sobre a importância do solo, água e recursos naturais na construção de um futuro sustentável”, acrescenta.
Na edição passada, a zona de mercado incluiu uma zona de consumo, com marcas mais sustentáveis, um mercado de trocas, de vendas em segunda mão e várias oficinas de reparação. Estiveram presentes mais de 130 bancas, com marcas das áreas da moda, da cosmética; para bebé e criança; especializadas em soluções de energias renováveis; de mobiliário e decoração; de jardim; de limpeza; e de comida & bebidas.