A opinião de… Elke Muranyi, da ALDI Portugal

Atuar de forma consciente e responsável

A opinião de… Elke Muranyi, da ALDI Portugal

“Simples”, “responsável” e “fiável”. Há mais de 100 anos que estes são os valores que orientam a nossa atividade, bem como representam a base para o sucesso contínuo e desenvolvimento da marca ALDI.

Como verdadeiro discounter, a ALDI Portugal tem como missão oferecer aos seus clientes produtos de elevada qualidade ao preço mais baixo possível, possibilitando, ao mesmo tempo, a oportunidade de comprar e consumir de forma mais responsável e sustentável. Este compromisso envolve todos os aspetos do nosso trabalho, desde a preservação de recursos até à sensibilização dos nossos clientes, priorizando a eficiência em toda a nossa operação.

Assim, um dos nossos focos é assumir responsabilidade perante as comunidades onde estamos inseridos, atuando localmente através da doação diária dos excedentes alimentares de cada loja ALDI. Temos, atualmente, parcerias com mais de 100 instituições de solidariedade social um pouco por todo o país, que fazem chegar estes alimentos a inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade.

A eficiência energética é também uma das nossas principais preocupações, procurando sempre formas de diminuir a nossa pegada ambiental. Atualmente, 87 % das nossas lojas em Portugal estão equipadas com painéis solares fotovoltaicos, tendo estes permitido, no que respeita a 2024, uma poupança de cerca de 1.970 toneladas de emissões de gases com efeito de estufa.

Passando também pela área da mobilidade elétrica, firmámos recentemente uma parceria com a EDP – que representa, ao dia de hoje, a maior parceria de mobilidade elétrica da rede pública nacional – com o objetivo de instalar e operar mais de 650 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos nas nossas lojas, oferecendo aos nossos clientes uma experiência cada vez mais sustentável, sensibilizando e promovendo, ao mesmo tempo, soluções mais amigas do ambiente.

Estas são apenas algumas das iniciativas que temos vindo a desenvolver a nível nacional, que demonstram a nossa constante evolução para melhor satisfazer as necessidades dos nossos clientes e para termos um papel mais ativo na sociedade. Contudo, o nosso modelo de negócio persiste: de forma simples, responsável e fiável.

Continuamos a apostar na aquisição mais responsável e sustentável das matérias-primas utilizadas nos artigos das nossas marcas próprias, recorrendo, por exemplo, a certificações de sustentabilidade como a “Rainforest Alliance” ou “Fairtrade”, no caso do café, chá ou cacau, e as certificações MSC ou ASC, no caso de pescado proveniente de captura selvagem e aquicultura, respetivamente. Temos como objetivo aumentar cada vez mais a percentagem de artigos certificados no nosso sortido para possibilitar aos nossos clientes um consumo cada vez mais consciente e responsável.

Privilegiamos, ainda, a cooperação com fornecedores nacionais, que partilham o nosso compromisso com a sustentabilidade, promovendo práticas responsáveis ao longo da cadeia de abastecimento. Estas parcerias de proximidade permitem não só assegurar a mais elevada qualidade e frescura do nosso sortido, mas também contribuir para o fortalecimento das economias locais.

Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal

Quarta-feira, 19 Março 2025 08:52


PUB