Acelerar na sustentabilidade

O piloto da Fórmula E, António Félix da Costa, fala sobre as suas práticas sustentáveis.

Acelerar na sustentabilidade

Ser sustentável é…

Em todas as pequenas coisas do nosso dia a dia, fazemos uma pequena mudança para sermos melhores: as escovas de dentes que utilizamos, a separação do lixo, o carro que usamos, a forma como viajamos, apanhar o lixo do chão, etc.. Foram tudo coisas que me fui apercebendo à medida que fui crescendo, e foi algo que a Fórmula E me ensinou e abriu os olhos. Por correr na Fórmula E sou, de certezas um ser humano melhor.

Prática sustentável que mais valoriza

Tenho neste momento uma carreira bastante ativa e um dos campeonatos em que corro é 100% elétrico, onde corro pela Porsche. Penso que seja isso a atividade mais sustentável que valorizo.

Atitude sustentável que poucos fazem, mas que todos deviam fazer

Penso que é algo que vem com a idade, mas, se passo por lixo no chão, sou o primeiro a apanhar, mesmo que não seja meu. Claro que me custa apanhar. Sou muito cuidado com a higiene, mas custa mais ver lixo no chão e, sobretudo, nas praias.

Qual a importância da exposição pública na promoção da sustentabilidade

Ser sustentável dá algum trabalho: andar em carros elétricos, partilhar viagens com amigos ou família, etc.. Mas falar disto publicamente e alertar as pessoas, mostrar sítios, praias e animais que sofrem com as nossas atitudes enquanto seres humanos é algo que nos ajuda a travar estas batalhas.

Modelo a seguir no mundo da sustentabilidade

Estou longe de ser perfeito e ainda há várias coisas que poderia fazer diferente. Por exemplo, devido ao meu trabalho, apanho uns 120 voos por ano e isso tem um grande impacto. Por exemplo, o Sebastian Vettel, que se retirou agora da F1, tem sido bastante verbal em tornar o nosso planeta melhor. É, sem dúvida, um exemplo a seguir.

ISTO OU AQUILO

Carro ou transportes públicos? 

Carro.

Correr na Fórmula E ou na Fórmula 1? 

Formula E.

Reciclar ou reutilizar? 

Reciclar.

Mudança de hábitos radical ou progressiva?

Radical.

Quarta-feira, 06 Dezembro 2023 10:54


PUB