Durante seis meses, 72 alunos e professores da instituição de ensino participaram na iniciativa que utiliza a aplicação AYR, que quantifica em tempo real as emissões de CO2 evitadas na utilização de modos de mobilidade sustentáveis, com o objetivo de promover a adoção de comportamentos sustentáveis na comunidade escolar. Os participantes do projeto CZarco inspiraram, entretanto, outras turmas a mudar o comportamento de mobilidade e a quantificar o seu contributo para a descarbonização da cidade.
O valor agregado das emissões de carbono evitadas foi convertido numa “bolsa de tokens”. No final, os estudantes propuseram à Câmara Municipal de Matosinhos a monetização dos “tokens” para financiar projetos verdes no ambiente escolar.
Esta iniciativa faz parte do trabalho do CEiiA com as gerações mais novas em contexto escolar, para assegurar o efeito transformacional dos novos produtos e serviços de mobilidade em desenvolvimento para o futuro das cidades, caso do veículo BEN. Além disso, é objeto de investigação de doutoramento desenvolvido por Lurdes Ferreira, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.