O entendimento é constituído por dez compromissos, 21 medidas e 26 metas, estando focado em três eixos, nomeadamente responsabilidade ambiental, social e económica.
De acordo com a APCC, este compromisso pretende ser uma “influência positiva junto de todos os stakeholders para a integração de práticas sustentáveis em todos os aspetos das duas operações”. Estas incluem o consumo de energia e água, passando pela gestão de resíduos até à responsabilidade social e viabilidade económica de longo prazo, bem como a gestão e sensibilização de toda a cadeia de valor.
Alguns dos pontos centrais são a redução em 40% das emissões de carbono até 2030; ter uma taxa de reciclagem e valorização dos resíduos acima dos 80% até ao mesmo ano; reduzir o consumo de água em 20%; implementar programas de bem-estar, saúde e segurança para visitantes e colaboradores; promover ações para apoiar e desenvolver as comunidades locais; e promover ações de capacitação e consciencialização sobre práticas sustentáveis junto dos visitantes, lojistas e colaboradores.
Nesta fase, já subscreveram o documento a CBRE; o Almada Forum, o Grupo Ingka; a Klépierre Portugal; a LBM; a Multi Portugal; a Mundicenter; a MVGM; a Nhood Portugal; a Sierra Portugal; a Via Outlets Portugal; a Visabeira; e a WiderProperty.