A porta-voz de sustentabilidade da tecnológica IBM, Inês Santos, fala, em entrevista, da retenção de talento, na área da sustentabilidade, como sendo uma oportunidade para as empresas. Dá a conhecer dois estudos sobre as novas tecnologias e como as pessoas preferem ir trabalhar para empresas que se assumem como mais “verdes”. Aborda igualmente a necessária atualização das competências dos trabalhadores, dadas as novas tecnologias e, por conseguinte, os novos empregos.
É ainda sobre as tendências que estão a moldar o futuro do trabalho que versa a segunda entrevista, com a Associate Partner da Deloitte Margarida Uva. Em que medida os desafios colocados pela sustentabilidade influenciam a mudança, abrindo portas à criação de novas funções e de postos de trabalho e eventual destruição de outros? E, porque as estratégias de sustentabilidades passam pelas pessoas, que cenários se colocam quanto à necessidade de humanização das empresas e, por conseguinte, do trabalho? Vamos assistir a novos modelos de gestão? São algumas das perguntas a ter resposta.
Nesta talk, a reportagem 2050.Briefing dá palco ao LACS, o cluster criativo nascido em 2018 e que cinco anos depois soma já quatro espaços na zona de Lisboa. Nele pode fazer-se coworking, uma tendência cada vez mais popular a nível mundial, a que Portugal não fica indiferente.