A edição deste ano propõe uma reflexão sobre o que está a ser feito para mudar o planeta. Alterações climáticas, o caminho para a sustentabilidade, a tecnologia para o impacto social, temas da saúde emergentes, os sistemas de educação, a confiança nas instituições políticas e o poder dos media, bem como questões críticas acerca do futuro da democracia, conflitos de guerra e crise de refugiados, para um futuro de paz na Europa e no mundo, são alguns dos temas que serão abordados.
Este ano, as Conferências do Estoril têm um conjunto de novidades que começam com uma equipa totalmente renovada sob a direção executiva de Laurinda Alves. Este é um início de um novo ciclo apresentando-se como um evento com periodicidade anual a ser realizado no campus da Nova SBE. A nova diretora executiva diz em comunicado que quer colocar as conferências como um dos agentes de mudança porque acredita que o mundo precisa de se reconectar com uma sociedade que exige todos os dias um futuro melhor.
O que estamos a fazer pelas pessoas, planeta, paz, saúde e novas políticas? Como podemos ajudar a reumanizar o nosso planeta? Como podemos ser mais ativos e eficazes na procura de soluções? Qual a nossa responsabilidade para com as gerações mais jovens? Como podemos trabalhar em conjunto para provocar esta mudança? Estas são algumas das questões que vão ser o ponto de partida para reflexão por parte de dezenas de oradores, divididos entre o palco principal e sessões paralelas.
Ao longo de 2023, as Conferências do Estoril vão promover um conjunto de ações para incentivar a participação da sociedade na construção de um caminho para um futuro mais sustentável baseado na igualdade, equidade, justiça e paz. Durante o mês de março, o “On the Road to the Estoril Conference” inclui um debate promovido pela NOVA Medical School sobre o tema “Health Technology – What is the common ground?”, no dia 23 de março, e ainda, a 30 de março, um concerto solidário para a angariação de fundos para apoio à educação na Turquia e na Síria, entre outras iniciativas.
O evento tem como objetivo promover um diálogo entre líderes mundiais de alto nível das esferas social, económica, política e saúde, ativistas sociais e as gerações mais jovens para que levar à ação e criar mudanças efetivas em direção a um futuro mais justo, equitativo, sustentável e inclusivo.
Sob a gestão da Nova SBE e numa coorganização com a NOVA Medical School, esta edição conta novamente com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal enquanto coanfitriões.