Em Portugal, estima-se que 25% das emissões de gases com efeito de estufa provêm dos setores de mobilidade e transportes, por essa razão a aposta em alternativas energéticas é, por isso, decisiva para um futuro mais sustentável. É isto que defende André Lopes, COO Rede de Postos Próprios e Gás da PRIO, marca que está cada vez mais envolvida no caminho da transição energética, algo que é “tão complexo quanto necessário”.
É com esta preocupação que surge o ECO Diesel, que nasceu da aposta na promoção de energias renováveis para a mobilidade. Este substituto direto do gasóleo, testado nos últimos três anos por várias entidades e laboratórios independentes, foi desenvolvido com tecnologia E2Tech. Entre as suas características incluem-se vantagens como ser “mais oxigenado na fórmula, o que leva a uma combustão simultaneamente mais completa e eficiente”; oferecer um maior poder de limpeza e proteção do motor; e uma maior percentagem de incorporação de energia renovável. Por essas razões, permite até 5% de redução no consumo, ajuda a eliminar as impurezas acumuladas no motor, reduz os gastos com manutenção, e apresenta ainda até 18% de redução de emissões de gases com efeito de estufa, devido ao facto de estar integrado numa cadeia de economia circular.
“A PRIO sempre assumiu que a transição energética terá obrigatoriamente de passar por várias soluções e a estratégia da empresa é reflexo disso. Este é um processo inevitavelmente demorado, mas que deve ter objetivos ambiciosos de redução das emissões de CO2 e uma abordagem multifacetada”. Este novo produto inclui-se à oferta já existente, como o PRIO ZERO Diesel, dirigido às frotas pesadas; o PRIO ECO Bunkers, um produto pioneiro na Península Ibérica destinado à mobilidade marítima. Além disso, tem havido um investimento na mobilidade elétrica com uma rede de postos de carregamento com abrangência nacional.
Neste momento, a adesão tem sido “positiva”, sendo que já foram percorridos mais de 100 milhões de quilómetros em estrada. Já são muitas as empresas que já utilizam na sua frota o ECO Diesel, como a Delta ou a Bolt, o que, na opinião do COO, confirma os atributos e as vantagens associadas à sua utilização. Estes exemplos mostram que a intenção de tornar a transição energética num processo que deve ser acessível a todos está a ser cumprida.