Este janeiro foi o mais quente de sempre

O mês passado foi o janeiro mais quente alguma vez registado no mundo, dando continuidade à tendência registada em 2023. Em reação a este dado, a vice-diretora do Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas (CCCS), Samantha Burgess, diz que a “rápida redução nas emissões de gases de efeito estufa é a única maneira de impedir o aumento da temperatura global”.

Este janeiro foi o mais quente de sempre

Além dos registos de janeiro, a temperatura média global dos últimos 12 meses esteve 1,52ºC acima da média pré-industrial, de 1850 a 1900. Esta é a primeira vez que o aquecimento global ultrapassou 1,5ºC durante um ano inteiro. De acordo com o CCCS, no mês passado, a superfície média do ar global foi 0,7ºC mais quente do que a média de 1991 a 2020, para janeiro. A média deste mês também ficou 0,12ºC acima da do mais quente anterior, que aconteceu em 2020.

“Vejam o que aconteceu este ano com apenas 1,5ºC. Vimos inundações, secas, ondas de calor e incêndios florestais em todo o mundo, e estamos a começar a ver menos produtividade agrícola e alguns problemas com a qualidade e quantidade da água”, reagiu assim o antigo presidente do organismo da ONU responsável pelo clima, Bob Watson.

Sexta-feira, 09 Fevereiro 2024 08:55


PUB