Estudo diz que a desinformação sobre o clima é persistente

A desinformação sobre o clima é algo difícil de combater e resiste às provas científicas, sendo que as alterações climáticas ainda são postas em causa. É isso que revela um relatório recentemente divulgado pela Universidade de Genebra, na Suíça. O investigador Tobias Spampatti diz que é cada vez mais urgente lutar contra este fenómeno que atrasa a aplicação de medidas urgentes.

Estudo diz que a desinformação sobre o clima é persistente

Nesta investigação, publicada na revista Nature Human Behaviour, os cientistas confirmaram que os seres humanos são os responsáveis pela aceleração do aquecimento global, apesar de um terço da população mundial continuar a duvidar destes factos.

O investigador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação explica que as pessoas não processam as mensagens científicas de forma neutra, avaliando-as tendo em conta as crenças, resultados desejados, relações emocionais e antecedentes socioculturais e ideológicos. Dependendo desses fatores, as ideias contrárias à ciência podem ser amplificadas e resistirem à correção.

Para chegar a estes resultados, foram testadas seis intervenções psicológicas em cerca de sete mil participantes de 12 países, concluindo que é necessário reforçar os esforços para combater as informações falsas.

Terça-feira, 12 Dezembro 2023 08:20


PUB