Maioria das empresas portuguesas tem pouca maturidade em relação à sustentabilidade

A maioria das empresas portuguesas considera a sustentabilidade como algo essencial para os seus negócios, mas, apesar disso, são muito poucas as que têm estratégias robustas que deem resposta às necessidades. É isso que revela o BCSD Portugal no seu estudo a 67 empresas nacionais.

O estudo revela que as empresas já reconhecem a importância da sustentabilidade, sendo que 93% das inquiridas inclui compromissos de sustentabilidade na sua missão. O relatório, realizado pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo estudar o grau de maturidade em sustentabilidade das empresas em Portugal. Para isso, foram envolvidas 30 grandes empresas, 31 PME e seis microempresas.

Este inquérito serviu também para avaliar os procedimentos e as práticas de gestão da sustentabilidade já implementados pelas empresas, os temas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) que estão a trabalhar e o seu o posicionamento na Jornada 2030, a agenda comum das empresas pela sustentabilidade em Portugal.

A Jornada 2030, base do estudo desenvolvido pelo BCSD Portugal, desenvolve-se ao longo de cinco etapas (Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar) incluindo um estágio prévio (Despertar). É nesta posição em que se encontram 21% das empresas, na qual começam a compreender a necessidade e as oportunidades da sustentabilidade como estratégia corporativa.

Nas etapas iniciais desta jornada encontram-se maioritariamente microempresas e PME e as que estão posicionadas em etapas mais maduras da jornada de sustentabilidade são de grande dimensão.

Dentro das cinco fases da jornada de sustentabilidade, mais de metade das empresas posiciona-se nas primeiras etapas (Conhecer e Construir). É neste ponto que começam a diagnosticar e a estabelecer prioridades estratégicas, objetivos e metas e a definir planos de ação.

Nos patamares mais elevados (Comunicar, Consolidar e Coliderar) encontram-se apenas 11% das empresas que conseguiram construir uma base sólida através da adoção de várias medidas. Nestas etapas, as empresas comunicam e envolvem os seus stakeholders nas matérias ESG, reavaliam a sua trajetória, reforçando medidas para garantir o alcançar dos objetivos para 2030 e começam a definir as metas para 2050.

Ainda que os temas ambientais sejam os mais trabalhados pelas empresas, seguidos dos sociais, os relativos à governança são os que mais evoluem ao longo das etapas, encontrando-se a par dos temas ambientais nos patamares Comunicar, Consolidar e Coliderar.

Segunda-feira, 13 Março 2023 10:20


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