O “Encontro Internacional Zero Waste Urban Parks” chega a Portugal

A Zero Waste Lab acolhe o “Encontro Internacional Zero Waste Urban Parks”, na Tapada da Ajuda, em Lisboa. Depois de ter passado pela Bélgica e Espanha, este evento, que decorre entre os dias 4 e 7 de junho, pretende fazer um intercâmbio de conhecimento inserido neste projeto europeu.

O “Encontro Internacional Zero Waste Urban Parks” chega a Portugal

Esta iniciativa, que inclui Portugal, Espanha, Polónia e Bélgica, está inserida no projeto “Zero Waste Urban Parks”, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, e tem como intenção definir as medidas necessárias para a criação de Parques Urbanos Lixo Zero. Para isso, vai ser desenvolvido e divulgado um manual prático detalhando orientações para a implementação de medidas Lixo Zero em parques urbanos por todo o território europeu. Outro dos objetivos consiste na criação de uma Rede Europeia de Parques Urbanos Lixo Zero, que vai permitir a representação e colaboração contínua entre diferentes parques urbanos e organizações não governamentais.

A escolha do local para este evento deve-se ao facto de este vir a ser o primeiro parque do género no País. Durante os quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer práticas sustentáveis já implementadas, como a compostagem junto às hortas comunitárias, uma casa sustentável com monitorização e circularidade de consumos e resíduos, e a produção de energia renovável através de painéis solares instalados na vinha.

Embora os critérios para se ser considerado um Parque Lixo Zero estejam ainda em fase embrionária, existem já pistas sobre algumas medidas a considerar, tais como ter pelo menos cinco fluxos de recolha de resíduos, reduzir progressivamente os resíduos indiferenciados e adotar uma política Lixo Zero pública, entre outras.

Quarta-feira, 05 Junho 2024 10:30


PUB