Inês Oliveira realça que, ao longo da sua história, o grupo foi construindo “uma cultura e uma identidade consistentes, assentes em valores como a ética, responsabilidade e segurança”. “As pessoas são, por isso, o centro da nossa atividade e para isso muito contribui o investimento contínuo na sua formação e desenvolvimento. Acresce também o papel fundamental das lideranças neste caminho de responsabilidade corporativa, devendo existir um olhar atento e permanente sobre as equipas, assim como a procura de feedback. Saber o que as motiva, saber as suas necessidades. Observá-las e dar-lhes ferramentas é essencial. Dar-lhes empowerment. E, no caso do Grupo ETE, o envolvimento das lideranças está intrinsecamente ligado à responsabilidade corporativa”, reforça.
Daí que haja “preocupação” em promover iniciativas que envolvem os colaboradores, nomeadamente no que respeita ao seu bem-estar. Em concreto, verifica-se a aposta na comunicação interna e o desenvolvimento, com regularidade, de campanhas internas, relacionadas com a atividade do grupo, em que os colaboradores são os principais protagonistas, com participação ativa na criação das mensagens associadas.
O grupo assume uma visão integrada de responsabilidade social ao serviço dos colaboradores e da comunidade, uma visão de que, segundo Inês Oliveira, fazem parte todos os que se relacionam com as empresas e tornam a sua atuação e o seu propósito possíveis. “A nossa responsabilidade é marcadamente assumida pela atividade que desenvolvemos em todos os países onde estamos presentes e em todas as vertentes: é uma responsabilidade efetiva com os próprios países, com as sociedades e com as economias respetivas”, frisa, aludindo aos setores ligados à economia do mar em que o grupo atua (transporte marítimo, operação portuária e logística, transporte fluvial, agentes de navegação e engenharia naval), com destaque para o peso que a atividade do grupo tem no abastecimento das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, bem como na gestão do serviço público de transporte de pessoas e carga entre as diferentes ilhas de Cabo Verde.
Sobre esta última, a diretora de Comunicação e Marca partilha: “Todos os dias, temos de assegurar que os navios estão operacionais e que a atividade não para, sob pena de trazer consequências diretas ao país e aos cabo-verdianos. Por isso, é condição sine qua non existir um conjunto de tarefas e suporte essenciais ao bom funcionamento da operação, nomeadamente um alinhamento e coordenação entre todos os envolvidos (tripulantes, equipas técnicas de manutenção, entidades marítimo-portuárias), pois só assim é possível cumprir com o nosso propósito.”
Sobre responsabilidades e ainda na ótica do grupo, garante que o sucesso só se alcança com “as pessoas certas no lugar certo”. Filosofia esta que coloca o colaborador no centro da estratégia e que motiva o Grupo ETE a apostar fortemente no seu percurso. Desde o momento da sua entrada (onboarding), seja por via do Programa de Trainees ou outra, ao Plano de Formação Anual, aos conteúdos direcionados aos colaboradores através da
Academia Corporativa e aos programas de liderança desenvolvidos por escolas de renome, o objetivo é que o colaborador desenvolva novas competências, sendo dinamizador e promotor do sucesso do grupo. “Empregamos 17 nacionalidades diferentes, garantindo a igualdade de oportunidades de crescimento a todos, num ambiente inclusivo e seguro.”
Também as comunidades merecem a atenção do grupo. Através do Programa de Apoio Social, contribui anualmente para projetos de cariz social. Destaca a Associação Apoio à Vida, que apoiou nos últimos dois anos. Além disso, datas específicas são aproveitadas para mobilizar meios e recursos em campanhas que permitam o contributo dos colaboradores para esses mesmos projetos, sendo disso exemplo a árvore de Natal solidária, em que o valor angariado reverte para a instituição de solidariedade social apoiada em cada ano.
No que respeita à educação, o grupo mantém igualmente uma aposta ativa, promovendo relações de parceria com universidades portuguesas, entre elas a Escola Náutica Infante D. Henrique, apoiando a preparação e integração de jovens estudantes no mercado de trabalho, através de estágios. Já na vertente da cultura e do desporto, o apoio materializa-se no transporte e logística de material desportivo, lado a lado com associações desportivas, como a Associação Regional de Canoagem da Madeira, dando a conhecer a atividade do grupo e, em simultâneo, incentivando a prática de desporto.
São iniciativas como estas que corporizam a estratégia e o propósito do grupo, como foco em particular nos pilares social e de governança. “O mundo, como o assistimos hoje, exige das empresas e das marcas muito mais do que produtos e serviços. Exige responsabilidade, quer individual, quer coletiva. No Grupo ETE, procuramos através destas iniciativas dar ênfase ao nosso propósito – servir as comunidades onde estamos presentes, apoiar na educação e na criação de valor para as economias locais, impactando positivamente, através da nossa atuação, a vida das pessoas (começando pelos nossos colaboradores)”, enfatiza Inês Oliveira.
Mas, para isso, conclui: “É importante relembrar com frequência os nossos valores e o que nos move, mantendo sempre o foco, reinventando-nos e olhando os desafios como oportunidades de crescimento. Só assim é possível alcançarmos o sucesso. O nosso e o de todos cujas vidas tocamos.”