Beleza responsável. É este o princípio que orienta a Oriflame, traduzido no desenvolvimento de produtos seguros e mais sustentáveis, inspirados na natureza e impulsionados pela ciência. É que, nas palavras da diretora de Marketing em Portugal, Marta Silva, a definição de beleza vai muito para além da beleza física ou da aparência, tem a ver com a forma como a pessoa vive, sente e age.
“Temos consciência de que, como empresa de beleza que vende produtos em mais de 60 países, é inevitável que a fabricação e a distribuição de produtos tenham um impacto. Agir para aumentar o impacto positivo da empresa na vida das pessoas e, ao mesmo tempo, reduzir qualquer impacto negativo no meio ambiente é uma parte fundamental de nossa estratégia de sustentabilidade”, sublinha.
Daí que 99% do cartão e papel usado nas embalagens seja reciclado ou proveniente de fábricas de papel certificadas pela FSC™. Daí também que a empresa plante e proteja mais de seis milhões de árvores, todos os anos, em reflorestação e programas de conservação em todo o mundo. Além disso, nos produtos, utiliza apenas esfoliantes 100% naturais, tal como casca de amêndoas, sementes de frutos e caroço de azeitona, e os produtos de enxaguamento das gamas principais são biodegradáveis. Em 2025, a ambição é que todos os novos produtos de enxaguamento, de rosto e corpo, sejam biodegradáveis.
A estas medidas junta-se o facto de os ingredientes de beleza serem submetidos a um processo de avaliação rigoroso, a fim de assegurar que são obtidos de forma responsável e ética, são seguros e de elevada qualidade. Acresce que 100% da energia de todas as operações é renovável. Em dez anos, a marca reduziu as emissões de CO2 em 48%, tendo poupado mais de 38,000 tCO₂e – o equivalente de CO₂ a 3,6 biliões de smartphones a carregar. Quanto ao uso de água, desde 2015 verificou-se uma diminuição de 18% por produto.
Estes esforços foram premiados com a distinção, pela Statista e pelo Financial Times, como um dos líderes climáticos da Europa em 2022, reconhecida entre um grupo selecionado de empresas europeias que fizeram a maior redução na intensidade de emissão de gases de efeito estufa entre 2015-2020. “O nosso esforço contínuo nesta área está a trazer mais resultados. No ranking de 2022, a Oriflame subiu uma posição face ao ano passado e agora está classificada como #1 no Setor de Personal & Household goods”, destaca Marta Silva.
Ao mesmo tempo, a marca foi distinguida com o selo Produto do Ano em Cosmética Sustentável. O que olha como sinal de que os consumidores valorizam esta abordagem: “O consumidor está cada vez mais informado, mais consciente, mas também mais sensível ao preço. É essencial para as marcas destacarem-se e permanecerem relevantes. Desenvolver produtos com esta preocupação pela sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, como faz a Oriflame, cria diferenciação e valoriza a marca.”
Em causa, neste prémio, está a gama Waunt by Oriflame, uma linha de cuidados do rosto híbridos vegan certificados pela Vegan Society™, devido às suas fórmulas desenvolvidas de forma responsável, com ingredientes de origem natural, sem parabenos, óleos minerais ou SLS. E com embalagens de plástico PCR, ou seja, reciclado pós consumo. Esta é – de acordo com a porta-voz da empresa – a prova de que é possível ter produtos de beleza de grande qualidade, inovadores, com a preocupação de proteção do planeta e cada vez mais valorizados pelo consumidor. “Esta continuará a ser uma das missões da Oriflame, procuraremos melhorar constantemente os nossos esforços na sustentabilidade, procurando criar produtos de beleza melhores para o consumidor e para o planeta.”