Os consumidores fazem escolhas tecnológicas mais sustentáveis

Os consumidores priorizam cada vez mais a sustentabilidade no momento da compra de produtos tecnológicos. Além disso, estão disponíveis para pagar mais por produtos amigos do ambiente, com embalagens sem plástico. As conclusões são do estudo global “Consumer Life”, da GfK.

Os consumidores têm escolhas tecnológicas mais sustentáveis

Segundo o documento, a alteração dos rótulos energéticos dos eletrodomésticos, lançada pela União Europeia, em março de 2011, teve implicações diretas nas vendas.

Assim, a venda de modelos de classe A mais do que duplicou num ano e a sua quota ultrapassou os 60% em alguns países e categorias, tendo havido uma tendência de subida dos preços.

Os novos rótulos alcançaram, pois, de acordo com o estudo, os principais objetivos, sendo eles diferenciar de uma forma mais eficaz o consumo da energia dos produtos e tornar a eficiência energética novamente um fator determinante no momento da compra.

O relatório prevê que, nos próximos anos, os eletrodomésticos energicamente mais eficientes vão continuar a ganhar espaço no mercado. Outra tendência é o crescimento nas vendas de produtos recondicionados, sendo que o documento refere que 27% dos consumidores já compraram algum produto em segunda mão. Nesta categoria, os smartphones são os aparelhos que lideram.

A empresa de estudos de mercado alerta que é cada vez mais relevante que a estratégia da indústria seja dedicada à sustentabilidade, através da implementação de processos de produção mais ecológicos e só depois partir para a comunicação das mensagens certas, evitando uma imagem de greenwashing.

Terça-feira, 04 Julho 2023 08:38


PUB