O Grupo BEL é uma multinacional de origem familiar nascida, em França, há mais de 150 anos. E porque quer continuar a operar no mercado nos próximos 150 tem a sustentabilidade no coração da estratégia, assente em dois eixos: rentabilidade e responsabilidade. “Tal é visível na figura no nosso Chief Impact Officer, que tem a gestão destas duas pastas: Financeira e CSR. O modelo tem como base a nossa missão: ‘Oferecer alimentação saudável e responsável para todos’. Que normalmente resumimos em ‘Para Todos. Pelo Bem’”, afirma a Head of Sustainability da BEL Portugal, Paula Amaral.
O modelo de Sustentabilidade do Grupo BEL assenta em cinco pilares: nutrição, com a ambição de promover estilos de vida e alimentação saudável; embalagem responsável, em que um dos objetivos é que toda a gama de produtos apresente embalagens biodegradáveis ou 100% recicláveis em 2025; luta contra alterações climáticas, contribuindo para a neutralidade carbónica das fábricas em 2025 e operações em 2035; agricultura sustentável, através de práticas de bem-estar animal e agricultura regenerativa; e acessibilidade, abrindo novos pontos de contacto, fazendo chegar as porções de “goodness a todos os consumidores”.
“Os pilares estão assentes no nosso fio condutor ‘Para Todos. Pelo Bem’ que se materializa através de iniciativas internas com os colaboradores, no âmbito do bem-estar, do voluntariado e do alerta de consciências para a emergência climática”, diz.
É nessa esteira que, desde o lançamento do Programa Leite de Vacas Felizes, em 2015, a marca Terra Nostra tem trabalhado “profundamente” em sustentabilidade. “Fazer o Bem, Bem feito”: aos animais, aos nossos produtores de leite, ao planeta e às pessoas”, concretiza Paula Amaral.
São várias as iniciativas que estão por detrás desta estratégia. “Em 2023, pusemos em prática um marketing de verdade: ‘O Bem, bem feito não é só conversa’, como provámos na campanha real do nosso produtor Eduardo, reconhecida pelo consumidor e também pelos Prémios Eficácia, com a distinção de prata na categoria “Alimentação e Bebidas”.
A sua grande ambição é ser a marca de lacticínios mais sustentável do mundo, assente da sua diferenciação: a pastagem onde vacas vivem em liberdade e pastam erva fresca 365 dias do ano.
Este ano, a marca recebeu um galardão que nos enche de orgulho: o Prémio Nacional da Agricultura na categoria Agricultura Sustentável”, revela. Este é um prémio com a chancela do Ministério da Agricultura e que premeia o trabalho “consolidado” no Programa Leite de Vacas Felizes, como o lançamento da gama Biológico em 2021, e também as atuais iniciativas de Agricultura Regenerativa (um projeto piloto com produtores de leite nos Açores), que, acredita, ditará o futuro do setor agrícola.
“Já existe muito caminho feito, mas muito mais a percorrer até atingirmos os targets do Acordo de Paris 2050. O consumidor pode contar com a marca Terra Nostra no compromisso para fazer acontecer”, remata.