A gestão do talento na administração pública é desafiante, especialmente em competências muito procuradas pelo sector privado. Ainda assim, acredito que, se formos criativos, existe espaço e oportunidades para atrair, reter e potencializar os profissionais mais qualificados.
Talvez o maior ativo da administração pública seja o sentido de missão e propósito que pode oferecer a todos os que para a causa pública trabalham. Contudo para além da missão significativa, outros fatores como a estabilidade, o desenvolvimento profissional e o impacto na tomada de decisões, permitem posicionar a administração pública como um setor atrativo para os talentos que procuram fazer a diferença na sociedade. Através de estratégias que promovem uma cultura de inovação, reconhecimento, colaboração e desenvolvimento de redes, o talento na administração pública pode prosperar e impulsionar o sucesso contínuo do setor, garantindo serviços públicos de excelência para todos.
Os desafios da retenção de talentos na administração pública têm sido uma preocupação constante para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
Como Presidente da Agência para a Modernização Administrativa, compreendo a importância de implementar estratégias inovadoras que promovam o comprometimento dos trabalhadores e a proximidade entre estes e o Conselho Diretivo, visando não apenas a retenção de talentos, mas também o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo.
Neste contexto, na AMA decidi implementar o programa “Ask Me Anything” (AMA) como política de proximidade, com o objetivo de fortalecer a comunicação bidirecional e a troca de conhecimentos entre os membros da equipa e o Conselho Diretivo. Estas sessões do AMA proporcionam uma oportunidade única para que todos os funcionários possam aprender, fazer perguntas e expressar as suas opiniões sobre assuntos específicos ou de forma mais abrangente sobre a Agência.
Tem como propósito principal estabelecer um canal de comunicação aberto e transparente, permitindo que os funcionários conheçam os membros do Conselho Diretivo, compreendam melhor as iniciativas e mudanças na Agência, e forneçam feedback valioso. Reconhecemos que os nossos colaboradores possuem uma perspetiva única, capaz de refletir as necessidades e desejos dos nossos “clientes” – cidadãos, outras entidades públicas e empresas.
Com a premissa “Pergunte, Compartilhe e Transforme”, este programa permite:
- destacar a oportunidade dada aos funcionários de fazerem perguntas aos membros do Conselho Diretivo, estimulando a procura por esclarecimentos e a partilha de conhecimentos;
- realçar a importância de criar um espaço para os funcionários compartilharem suas opiniões, ideias e experiências. A troca de conhecimentos e perspetivas contribui para um ambiente colaborativo e enriquecedor, onde as melhores práticas e soluções podem ser identificadas e disseminadas.
- salientar a capacidade transformadora do programa AMA na gestão pública. Ao abrir espaço para o diálogo e a participação ativa dos colaboradores, o programa permite que novas ideias e perspetivas influenciem positivamente as práticas e políticas da administração pública. Isso impulsiona a inovação, o aprimoramento contínuo e a capacidade de adaptação do setor público.
Em suma, o “Ask Me Anything” implementado pelo Conselho Diretivo da AMA representa um avanço significativo na abordagem para enfrentar os desafios da retenção de talentos. Através da promoção de uma cultura de comunicação aberta e transparente, procuramos atrair e manter os melhores profissionais, impulsionar a inovação e a eficiência dos serviços públicos. Estamos comprometidos em desenvolver um ambiente de trabalho onde cada membro da equipa se sinta valorizado, ouvido e motivado a contribuir para o sucesso da nossa Agência e para o bem-estar dos cidadãos que servimos.
João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa