Portugal esgota os recursos disponíveis para este ano

O 7 de maio marca o dia em que Portugal passa a consumir os recursos naturais que só deveriam ser utilizados no próximo ano, alerta a ZERO. Os hábitos de alimentação e mobilidade são identificados como as principais razões.

Portugal esgota os recursos disponíveis para este ano

De acordo com dados revelados pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, se cada pessoa no planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, seriam necessários cerca de 2,9 planetas Terra para sustentar as suas necessidades de recursos.

Portugal mantém o dia em que a sua pegada ecológica começa a exceder os meios disponíveis para sustentar o estilo de vida dos seus habitantes, sendo que a associação alerta que a “dívida ambiental” tem vindo a aumentar e que o “cartão de crédito” tem sido acionado cada vez mais cedo, apesar dos resultados apresentados este ano. Estes resultados surgem da parceria com a Global Footprint Network, e pretendem atualizar os dados relativos à pegada ecológica de Portugal.

A situação apresentada vem reforçar os avisos dos ambientalistas que dizem que o País é deficitário na sua capacidade de fornecer os recursos naturais necessários às atividades desenvolvidas. Segundo os números divulgados, cerca de 30% da pegada global vem do consumo de alimentos e 18% da mobilidade, sendo as atividades humanas diárias que mais contribuem para a realidade atual.

De forma a reduzir a dívida ambiental, a ZERO deixa algumas sugestões de medidas, tais como uma aposta numa agricultura promotora da soberania alimentar, criação de infraestruturas que permitam uma utilização maior de modos suaves de transporte e a regulamentação para que os produtos colocados no mercado sejam sustentáveis. A associação também dá alguns exemplos de ações individuais, como a redução da presença de proteína animal na alimentação, a escolha de soluções de mobilidade mais sustentável e o consumo de forma circular.

Segunda-feira, 08 Maio 2023 18:51


PUB