Portugal vai ter a “maior limpeza de beatas do mundo”

O ativista alemão Andreas Noe, conhecido por “The Trash Traveler”, desafia todo o País a participar na “maior limpeza de beatas do mundo”. A iniciativa, que decorre de 15 a 23 de abril, tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a ação climática.

Sob o lema “Pequenos atos fazem a diferença”, o projeto pretende que qualquer pessoa, associação, empresa ou entidade possa participar, organizando recolhas de beatas de cigarros nas suas comunidades. A edição deste ano pretende superar os valores de 2021, que durou seis meses e recolheu mais 1,1 milhões de beatas de cigarros.

Todos aqueles que quiserem participar na recolha podem juntar-se às ações organizadas ou contactar a organização para perceber qual o ponto de entrega mais próximo. As beatas poderão ser depositas presencialmente no evento de encerramento no dia 23 de abril, às 14h, no Parque das Nações, em Lisboa, onde todos os materiais recolhidos serão contabilizados e expostos no chão de forma artística.

“É fácil começar a agir pelo planeta se começarmos com um passo simples, como apanhar uma beata de cigarro é um gesto simples que nos conecta à natureza e nos leva à procura de soluções ambientais maiores”, refere o mentor do projeto. “É por isso que dizemos sempre que uma ação pelo lixo, é uma ação pelos oceanos, é uma ação pelo clima”, acrescenta.

Esta ação de sensibilização ambiental surge no contexto do Dia da Terra, que se celebra a 22 de abril, e conta já com o apoio de 60 entidades, entre municípios, ONG e outras entidades públicas e privadas.

O projeto “The Trash Traveler” surgiu em 2019 com Andreas Noe, biologista molecular alemão que foi para Portugal com o objetivo de surfar nas praias de Lisboa e se tornou um ativista ambiental depois de não conseguir ignorar a quantidade de lixo que encontrou.

Quinta-feira, 27 Abril 2023 13:55


PUB