Segundo revela a Too Good To Go, em comunicado, 28% dos portugueses desperdiçam mais comida no verão e que para 32% é mais difícil, nesta época, controlar os alimentos desperdiçados. O estudo inferiu que os alimentos que os portugueses mais desperdiçam nesta altura, e que contribuem para os 1,89 milhões de toneladas de comida desaproveitada por ano, são: fruta, 46%; verduras, 37%; produtos lácteos, 22%; e carne, 12%.
Além do desperdício económico e de recursos naturais, o desaproveitamento alimentar é sinónimo de um impacto negativo no ambiente. A empresa explica que durante o processo de decomposição dos alimentos descartados, são geradas emissões de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) – gases que contribuem para o aquecimento global.
“A solução para ajudar a combater este problema passa, antes de mais, por relembrar a necessidade da constante educação e consciencialização do consumidor sobre este problema”, defende a diretora de Marketing da Too Good To Go para Portugal e Espanha, Mariana Banazol. A responsável acrescenta: “E é crucial que o consumidor adote uma abordagem mais consciente e sustentável em relação à produção, distribuição e consumo dos alimentos. Contudo, e nos últimos anos, temos vindo a constatar – o que nos deixa muito felizes – que os portugueses fazem um esforço adicional para evitar o desperdício.”.
A iniciativa #MoveTheDate do Dia da Sobrecarga da Terra, que este ano foi a 2 de agosto, afirma que reduzir para metade o desperdício alimentar pode contribuir para atrasar em 13 dias a data em que se divulga este dia.