Projetos transformacionais: BEI aprova investimento de 5,5 milhões de euros

Energia, empresas, transportes e cidades serão os setores apoiadas pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), que aprovou um investimento de 5,5 mil milhões de euros.

Esta decisão permitirá desenvolver novos financiamentos para apoiar novas energias verdes, empresas, transportes, saúde e educação em toda a Europa e em todo o mundo.

“O apoio do BEI a projetos transformacionais de energias renováveis hoje aprovados demonstra o nosso firme empenho em apoiar o plano REPowerEU com financiamento adicional de energias limpas para permitir que a Europa ponha termo à dependência de combustíveis fósseis importados. Estas são questões cruciais para os cidadãos europeus e tencionamos fazer ainda mais no futuro”, afirma o presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer.

“Empresas e famílias em todo o mundo estão enfrentando o impacto de choques energéticos. O Conselho de Administração de hoje reforçou o apoio do BEI a novos investimentos para reduzir as faturas energéticas e acelerar o desenvolvimento e a ligação das energias renováveis”, acrescenta.

Neste sentido, serão aplicados 2,4 milhões de euros para o setor energético nomeadamente para projetos ligados a energia renovável em toda a França, apoio à expansão da rede de transmissão de energia na Islândia, Portugal e Roménia, investimento em rede no Brasil para conectar esquemas de energia renovável, construção de três novas usinas de geração de energia solar no Uzbequistão e reforço da rede de distribuição de eletricidade na Hungria e apoiar o investimento prioritário em energia em toda a Lituânia.

Para o setor empresarial e para a inovação, o BEI irá investir 1,3 milhões de euros que visam ampliar as iniciativas de financiamento do setor privado em cooperação com bancos locais e parceiros de empréstimos em Marrocos e na Sérvia e apoio direcionado à ação climática e ao investimento empresarial em eficiência energética em Portugal e em toda a África, Caraíbas e Pacífico. Além disso, irá reforçar a tecnologia de compressores e vácuo de investigação, o desenvolvimento de enzimas e proteínas industriais e a adoção de energias renováveis nas instalações de produção de alimentos na Polónia e na Roménia.

614 milhões de euros serão investidos no desenvolvimento urbano e na habitação energeticamente eficiente. Este dinheiro será aplicado na construção de quatro novas zonas residenciais em Berlim, incluindo habitação a preços acessíveis, jardins de infância, alojamento para grupos vulneráveis, instalações de vida assistida e de cuidados, apoio a habitações a preços acessíveis energeticamente eficientes em Milão e novos edifícios residenciais de elevada eficiência energética em toda a Finlândia, bem como para melhorar a recolha e o tratamento de resíduos sólidos, a par da reabilitação dos aterros existentes em todo o território nacional.

Os transportes sustentáveis também contam com um apoio de 501 milhões de euros. O objetivo passa por melhorar os transportes sustentáveis na Europa e em África. Tal inclui o apoio à reabilitação de uma ligação ferroviária RTE-T de 167 km no Montenegro, a disponibilização de comboios regionais de passageiros de dois andares na Áustria e o reforço da capacidade, eficiência e segurança do Porto de Leixões, em Portugal.

O BEI acordou, ainda, o apoio à construção de uma nova linha de transporte rápido de autocarros de 14 km em Nairobi, juntamente com a aquisição e o carregamento de instalações para 120 autocarros elétricos.

Por fim, também a água e a agricultura serão apoiados com 132 milhões de euros através de um investimento em infraestruturas de água e águas residuais na Roménia, reforçando a segurança alimentar na Tunísia através da expansão de instalações estratégicas de armazenamento de cereais e do apoio ao desenvolvimento da pesca e da agricultura sustentáveis em Madagáscar.

Terça-feira, 21 Fevereiro 2023 15:19


PUB