Setor da energia vai reduzir as suas emissões até 2050

O setor energético vai reduzir as emissões de carbono em 69%, de acordo com o relatório “Low Emissions Scenario”, produzido pela Statkraftç. O diretor de Desenvolvimento de Negócios da produtora de energias renováveis em Portugal, João Schmidt, afirma que “o avanço impressionante das energias renováveis reflete não apenas uma transição para um futuro mais sustentável, mas também uma trajetória de inovação e responsabilidade ambiental”.

Setor da energia vai reduzir as suas emissões até 2050

Segundo o estudo, a energia solar vai multiplicar a sua capacidade 22 vezes até 2050, enquanto a da energia eólica vai crescer em 12 vezes. O documento refere ainda que os custos de ambas as tecnologias, bem como os das baterias e dos veículos elétricos, diminuíram na última década, tornando as energias limpas uma opção economicamente mais atrativa em comparação com as fósseis.

A par da descida dos custos, é referido que a recente perturbação do mercado e o aumento da tensão política têm colocado a segurança energética no topo da agenda internacional, havendo um maior incentivo político para a adoção de energias renováveis e promoção da eficiência energética.

“O relatório ‘Low Emissions Scenario’ destaca a redução significativa das emissões de carbono até 2050, mas também aponta a liderança incontestável da energia solar”, refere João Schmidt. “Estamos, sem dúvida, perante uma transição energética onde a sustentabilidade e a eficiência energética convergem, moldando o futuro”, conclui o responsável português.

Terça-feira, 21 Novembro 2023 14:56


PUB