A sustentabilidade é uma prioridade da Sonae há várias décadas. A garantia é dada pela diretora de Sustentabilidade da Sonae, Sónia Cardoso. “Fomos pioneiros a integrar políticas comuns e boas práticas nos negócios, bem como a promover esta preocupação na comunidade”, comenta, indicando o “longo caminho” nesta trajetória. O objetivo é, porém, ir mais além, “beneficiando das aprendizagens ao longo destes anos e do conhecimento adquirido todos os dias”.
A nova estratégia de sustentabilidade define as prioridades Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) do Grupo, pretendendo também incentivar o ecossistema de fornecedores, clientes e parceiros a fazerem escolhas mais responsáveis. Estabelecida para o quadriénio 2023-2026, assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ESG; acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; potenciar o desenvolvimento humano.
A nova estratégia de sustentabilidade dá, assim, continuidade ao plano anterior, mas procura ser mais ousada, em linha como o propósito de criar hoje um amanhã melhor para todos.
“Com base nestes eixos e nos compromissos assumidos, definimos linhas orientadoras que permitem às nossas empresas do grupo desenvolver planos específicos, à luz das especificidades dos seus negócios. Esta abordagem traduz a nossa forma de estar nos negócios, que é fazer o que está certo”, sustenta a porta-voz.
Urgência é precisa para responder aos desafios “incontornáveis” em matéria de ESG, defende Sónia Cardoso. Consciente desta realidade, nos últimos quatro anos, a Sonae acelerou a implementação de medidas que integram os critérios socioambientais e de governança.
“Com o empenho que colocámos conseguimos melhorar a nossa pegada ecológica de forma significativa, reduzindo as emissões de GEE em 24% e aumentando para 80% o nível de embalagens plásticas recicláveis de produtos de marca própria”, revela. Caminhos que continuarão a ser traçados na nova estratégia, tendo como objetivos atingir a neutralidade carbónica até 2040 e assegurar que o plástico dos produtos é 100% reutilizável, reciclável ou compostável até 2025.
É também intento do grupo continuar a trabalhar na igualdade e diversidade na organização, depois de, no último ano, ter conseguido alcançar antecipadamente, em um ano antes do previsto, o objetivo de ter 39% dos cargos de liderança desempenhados por mulheres. “A nossa ambição é alcançar a paridade, sendo que existirá sempre o privilegiar do mérito das nossas pessoas”, diz. “Os desafios que se avizinham são significativos, mas na Sonae acreditamos na ambição do novo ciclo estratégico e na força mobilizadora das nossas pessoas, para continuar a potenciar o crescimento e a trabalhar em conjunto para criar um amanhã melhor para todos”.
As pessoas estão no centro de tudo o que a Sonae faz, observa, e são a razão do sucesso do grupo. Por isso, a renovada estratégia de sustentabilidade continua a dar uma atenção especial às pessoas e ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Estamos empenhados em garantir um ambiente de igualdade, inclusão, diversidade e bem-estar na organização, de forma a assegurar uma equipa diversa e satisfeita no seu ambiente de trabalho”, afirma, adiantando o objetivo de promover a progressão de carreira das pessoas do grupo, pelo que vai continuar a investir no seu desenvolvimento profissional, reskilling e upskilling.
Objetivo é também atuar junto da cadeia de valor e das comunidades, contribuindo para a educação e valorização dos trabalhadores e desempregados. O grupo está empenhado na dinamização de programas de educação para a comunidade enquanto promotores de igualdade de oportunidades, pelo que é um dos promotores do programa europeu R4E e do programa nacional PRO_MOV, focados na requalificação para os empregos do futuro. “A educação é crucial para fomentar a resiliência e autonomia das comunidades, pois contribui para esbater as desigualdades e para eliminar a pobreza nas suas diversas formas”, conclui.