Foi criada em 2015 e desenvolveu uma tecnologia que contribui para a redução do custo total da produção de energia eólica. Fonte da startup afirma que, graças a este modelo, é possível medir e controlar com “extrema precisão e fiabilidade” o comportamento destas estruturas, através de fibras óticas, fazendo com que as turbinas possam maximizar o seu desempenho e a segurança durante a operação.
Por entender que a sustentabilidade e a inovação são mutuamente influenciáveis e que o empreendedorismo surge desta relação, defende que é a necessidade de encontrar soluções que gera desenvolvimento e progresso e, por isso, esforça-se por, através das suas práticas, promover qualidade e inovação.
A solução desenhada pela Fibersail é o resultado de investigação feita em Portugal e, passo a passo, como destaca a mesma fonte da startup, tem vindo a “cumprir a missão de resolver alguns dos muitos desafios que a energia eólica enfrenta”, desenvolvendo turbinas eólicas do futuro, mais inteligentes e mais sustentáveis.