Na Trash4Goods, entende-se que um dos maiores problemas que a humanidade vai enfrentar é o aumento de resíduos, consoante o crescimento da população. Por esse motivo, defendem que temas como a reciclagem e a reutilização são cada vez mais equacionados como uma solução.
Ainda assim, Afonso Ravasco explica que um dos grandes problemas atualmente é a contaminação de resíduos, sendo, aliás, a principal razão para as baixas taxas de reciclagem. “Estima-se que cerca de 50% dos resíduos no ecoponto amarelo se encontram contaminados e isto provém da nossa mentalidade de continuar a ver os resíduos como lixo e não como matéria-prima”, afirma.
Foi através desta premissa que a Trash4Goods traçou a sua missão. Criaram uma plataforma de gamification, que envolve uma app e pontos de recolha, e que recompensa os utilizadores por reciclarem.
O cofundador conta que, até à data, apenas foram realizadas recolhas temporárias em faculdades e escolas, mas acrescenta que estão a trabalhar para estabelecer pontos de recolha fixos, tanto em escolas como em alguns municípios e lojas.