Terra pode ficar até três graus mais quente

A temperatura global da Terra pode aumentar 2,9ºC até 2100 se a trajetória atual de emissões de gases com efeito de estufa se mantiver, de acordo com o relatório “Emissions Gap Report 2023”, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A diretora, Inger Andersen, afirma que a humanidade tem quebrado os recordes errados quando o assunto são as alterações climáticas.

Terra pode ficar até três graus mais quente

Na publicação, que examina há 14 anos o que tem sido feito até agora e o que ainda deve ser feito para garantir às gerações futuras um planeta habitável, em todas as edições, tem sido repetido o aviso de que é necessário reduzir o consumo, de forma a que nenhum país afirme que desconhecia esta recomendação.

“O mundo precisa de sair do buraco da falta de ambição e ação, e começar a estabelecer novos recordes, desta vez de redução de emissões, de transição verde e justa, e ainda de financiamento climático – e começar já”, diz Inger Andersen.

“Sabemos que ainda é possível tornar o limite de 1,5ºC uma realidade. Exige apenas que arranquemos a raiz envenenada da crise climática: os combustíveis fósseis. E exige uma transição justa e equitativa para as energias renováveis”, comenta o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Quarta-feira, 27 Dezembro 2023 09:29


PUB