Candidaturas online até 31 de janeiro: Prémio de Jornalismo Luso-Alemão 2024

Encontra-se a decorrer a 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão.
Até 31 de janeiro de 2024, podem ser submetidos trabalhos jornalísticos nas mais diversas áreas (política, economia, cultura, moda, gastronomia, turismo, entre outras) publicados entre 1 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.
Com a atualização do regulamento do Prémio, podem agora candidatar-se trabalhos respeitantes à Alemanha publicados em Portugal, trabalhos respeitantes a Portugal publicados na Alemanha, questões europeias, vistas da perspetiva de qualquer um dos dois países, mas abrangendo ambos, ou trabalhos sobre a relação luso-alemã, publicados num terceiro país, preferencialmente europeu.
Também as categorias sofreram uma atualização na nova edição, podendo os participantes candidatar-se numa de três categorias com uma peça única ou uma série de peças, sendo atribuído um prémio no valor de 1.500 euros em cada uma delas:
1. Na categoria de Print / Online será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça com caráter jornalístico e valor informativo relevante.
2. Na categoria de Áudio / Podcast será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça jornalística em formato exclusivamente sonoro.
3. Na categoria de Vídeo / Multimédia será distinguida a participação de um/a jornalista ou de uma equipa de jornalistas que constituir a melhor peça jornalística em formato vídeo ou multimédia.
A escolha das peças é realizada por dois júris independentes. O júri formado por representantes dos meios de comunicação social alemães é responsável pela escolha das peças premiadas na Alemanha, ao passo que representantes dos meios de comunicação social portugueses realizam essa mesma escolha em Portugal.
O regulamento e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis no site do Goethe-Institut Portugal. Os/as vencedores/as serão anunciados/as no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de maio de 2024. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no mesmo dia, em Berlim.
O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão é atribuído anualmente em Portugal e na Alemanha com o objetivo de contribuir para a compreensão mútua entre os dois países e para a promoção do jornalismo independente e profissional enquanto base da democracia europeia.
O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão é uma iniciativa da Associação S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, coordenada pelo Goethe-Institut Portugal e em cooperação com a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim e a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha, sendo apoiada pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.

Terça-feira, 09 Janeiro 2024 10:36


PUB